Folha de S. Paulo


Candidato do DEM lidera na Bahia, aponta pesquisa Ibope

O ex-governador Paulo Souto (DEM) lidera a corrida para o governo da Bahia com ampla vantagem e venceria a disputa no primeiro turno se a eleição fosse hoje, aponta pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (23).

Segundo o levantamento, contratado pela TV Bahia e realizado de 19 a 21 de julho, Souto tem 42% de intenções de voto. A senadora Lídice da Mata (PSB) aparece com 11%, seguida pelo deputado federal Rui Costa (PT), candidato do governador Jaques Wagner (PT), que teve 8%.

Rogério da Luz (PRTB) marcou 2% e Marcos Mendes (PSOL) e Renata Mallet (PSTU) foram citados por 1% dos eleitores.

Brancos e nulos somaram 18%, enquanto 17% disseram não saber o candidato ou não responderam.

O cenário é praticamente o mesmo da pesquisa Ibope realizada entre 15 e 19 de maio, contratada pelo jornal "Correio da Bahia", quando Souto marcou 42%, Lídice, 11% e Rui Costa, 9%.

A pesquisa também mediu o índice de rejeição dos candidatos ao Palácio de Ondina. Rogério da Luz é rejeitado por 27% dos eleitores, seguido por Lídice com 20%.

Na sequência, aparecem Paulo Souto e Rui Costa com 18% de rejeição cada um. A rejeição a Renata Mallet e a Marcos Mendes ficou em 13%, 11% disseram não rejeitar nenhum dos candidatos e 25% não responderam ou não souberam opinar.

AVALIAÇÃO DO GOVERNO

O levantamento do Ibope ainda mediu a popularidade do governo Jaques Wagner (PT).

O governo do petista foi considerado ótimo por 6% dos eleitores, bom por 27%, regular por 39%, ruim por 10% e péssimo por 17%. Não souberam responder à questão 4% dos eleitores.

A pesquisa foi realizada com 1.008 entrevistados em 59 municípios da Bahia. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

O levantamento foi registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) da Bahia com o número BA-00006/2014 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00237/2014.


Endereço da página: