Folha de S. Paulo


Congresso da Abraji vai discutir era digital

Com foco na interação entre jornalismo e novas tecnologias, a nona edição do congresso anual da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) começa nesta quinta-feira (24) e vai até sábado (26). O evento terá cerca de 200 painéis e cursos práticos distribuídos em sessões paralelas de 1h30min cada, das 9h às 17h30.

O congresso ocorrerá no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do Ator, 275), zona sul de São Paulo. A Folha é um dos patrocinadores desta edição do evento, que deve reunir cerca de 500 participantes.

O congresso homenageará o colunista da Folha Elio Gaspari e o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade, morto durante a cobertura de protesto no Rio.

Foram convidados 13 palestrantes internacionais, entre eles Ewen McAskill, correspondente do "Guardian". Ele falará sobre os arquivos divulgados pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional dos EUA Edward Snowden, responsável por revelar o esquema de espionagem do governo norte-americano em diversos países, inclusive no Brasil.

Também estarão presentes, entre outros, José Luis Sanz (do "El Faro", de El Salvador), em mesa sobre cobertura de crime organizado na América Latina; Brian Boyer (da rádio NPR), sobre jornalismo para plataformas móveis; e Nicholas Whitaker (do Google), sobre busca avançada na ferramenta de pesquisa.

Jornalistas da Folha também participarão de painéis, abordando suas experiências em coberturas jornalísticas. O editor-executivo da Folha, Sérgio Dávila, discutirá o novo modelo de Redação e o fim do fechamento; o editor de "Poder", Ricardo Balthazar, falará sobre planejamento da cobertura eleitoral.

O jornalista Fernando Rodrigues, da Folha e do UOL e ex-presidente da Abraji, tratará da cobertura de bastidores das eleições, da entrevista e do acesso a informações públicas em 2014. O colunista Clóvis Rossi e a ex-ombudsman da Folha Suzana Singer discutirão erros jornalísticos.

Na internet, as inscrições para o congresso estão encerradas, mas poderão ser feitas na recepção do evento. Haverá transmissão on-line, via web, dos principais painéis na página on-line da Abraji na rede social Google+.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página: