Folha de S. Paulo


Grupos fazem manifestações em SP e em Brasília após final da Copa

Após a final da Copa do Mundo neste domingo (13), dois grupos iniciaram protestos em São Paulo e em Brasília.

A partida que definiu a Alemanha como campeã da competição após vitória por 1 a 0 sobre a Argentina na prorrogação teve início às 16h no Maracanã, no Rio.

Em São Paulo, a manifestação ocupa o vão-livre do Masp, na avenida Paulista. O ato protesta contra os gastos contraídos pelo país para a realização do Mundial e também contra a corrupção.

De acordo com a Polícia Militar, o protesto reunia 40 manifestantes até as 21h15. O ato começou às 19h e, segundo a PM, segue de forma pacífica, sem nenhum registro de tumulto.

Questionada, a PM não informou o efetivo de policiais que monitora a manifestação e se os agentes da cavalaria, deslocados para o local no início da noite, permaneciam no local.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que a manifestação está concentrada apenas no vão-livre do Masp e que não há registros de bloqueios na Avenida Paulista.

A Folha não conseguiu localizar os representantes dos movimentos sociais que organizaram o protesto no local.

BRASÍLIA

Cerca de 50 pessoas, muitas com a camisa da seleção brasileira, protestaram na noite deste domingo (13) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Muitos cantavam "o povo acordou, o povo decidiu: parem a roubalheira ou paramos o Brasil". A polícia fez um cordão de isolamento e os manifestantes não chegaram a fechar as vias.


Endereço da página:

Links no texto: