Folha de S. Paulo


Datafolha registra pesquisa sobre Copa, eleições nacional, de SP e do RJ

O instituto Datafolha registrou na Justiça Eleitoral três novas pesquisas sobre as eleições de outubro que serão aplicadas nesta semana.

Um dos novos levantamentos vai investigar a posição dos eleitores sobre a disputa pela Presidência da República e a avaliação do governo Dilma Rousseff, além da percepção sobre a realização da Copa do Mundo e seu impacto para os presidenciáveis.

Também será feita uma análise sobre o trabalho do técnico Luiz Felipe Scolari que comandou a campanha que levou a seleção brasileira ao quarto lugar do torneio.

Ao todo, serão ouvidos 5.468 eleitores, entre terça-feira (15) e quarta-feira (16). O resultado poderá ser divulgado a partir de quarta. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-00219/2014.

Em meio ao campeonato, o Datafolha mostrou, no dia 2 de julho, que a proporção de eleitores favoráveis à Copa no Brasil subiu de 51% para 63% em um mês e identificou que o orgulho com a realização do Mundial saltou de 45% para 60%.

As intenções de voto em Dilma avançaram de 34% para 38%, e a aprovação do governo variou positivamente, de 33% para 35%. O adversário mais próximo de Dilma, Aécio Neves (PSDB), ficou estável entre junho e julho, oscilando de 19% para 20%.

Em maio, o tucano também era apontado por 20%. Ele é seguido por Eduardo Campos (PSB), cujas intenções de voto haviam caído de 11% para 7% entre maio e junho e agora também mostram recuperação, alcançando 9%.

ESTADOS

O Datafolha também registrou sondagens sobre os cenários para a corrida eleitoral aos governos de São Paulo e do Rio de Janeiro, além da disputa pelo Senado nos dois colégios eleitorais.

Em São Paulo, serão ouvidos 2.036 eleitores. A pesquisa foi registrada no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) sob o número SP-00010/2014.

No Rio, o Datafolha vai entrevistar 1.332 e registrou a pesquisa no TRE-RJ sob o número RJ-00009/2014.

As duas pesquisas serão realizadas entre terça-feira (15) e quarta-feira (16). Os questionários completos das pesquisas estão disponíveis no site do TSE.


Endereço da página:

Links no texto: