Folha de S. Paulo


Polícia Federal prende traficante alemão em Belo Horizonte

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (11), em Belo Horizonte, um traficante alemão condenado a dez anos de prisão.

É o quinto estrangeiro detido para fins de extradição desde o início da Copa, quando policiais brasileiros passaram a atuar em parceria com estrangeiros que vieram acompanhar in loco o Mundial.

Michael Arnim Bernhard Konzok era procurado na Alemanha e na Espanha desde o início deste ano. Ele é acusado de participar de um esquema internacional de tráfico de entorpecentes com conexões na América do Sul, África e Europa.

A cocaína comercializada pelo grupo de Konzok saía da Colômbia e da Bolívia, passava pelo Brasil, e seguia para o continente africano. O próprio alemão é acusado de pilotar um avião anfíbio para transportar a droga de Guiné-Bissau para a Espanha, segundo a PF.

"Após indicativos de sua presença no Brasil, foram indicadas investigações visando a obtenção de seu paradeiro, e com a confirmação foi solicitada a expedição de mandado de prisão cautelar com fins de extradição ao Supremo Tribunal Federal", informou o delegado da PF Luiz Eduardo Navajas, chefe do escritório da Interpol no Brasil.

Em dezembro de 2005, a polícia espanhola apreendeu 106,4 quilos de cocaína traficada pelo grupo do alemão que, segundo o alerta da Interpol, tinha grau de pureza de 77,1%.

Apesar de ter sido preso em Minas Gerais, o traficante estava em constante movimento. A PF começou a monitorá-lo no Nordeste há pelo menos uma semana. Konzok fica preso até julgamento de sua extradição pelo STF.

Desde o início do Mundial, a PF já prendeu três traficantes, um alemão acusado de fraude fiscal e um argentino procurado por tortura durante a ditadura no país vizinho.


Endereço da página: