Folha de S. Paulo


Juizados de aeroportos paulistas têm 928 queixas desde o início da Copa

Os juizados especiais instalados nos aeroportos de Congonhas, na zona sul de São Paulo; Cumbica, em Guarulhos (SP); e Viracopos, em Campinas (SP), registraram 928 reclamações desde o início da Copa do Mundo.

Os dados foram divulgados pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo), que contabilizou os registros feitos entre os dias 5 de junho e 6 de julho. Não há como comparar com outros eventos de mesma duração, mas durante as operações de final de ano de 2013, que duraram 17 dias, os juizados tiveram 445 reclamações em Congonhas e Cumbica.

A grande maioria das reclamações na operação montada para a Copa ocorreram em Cumbica, totalizando 805. Em seguida está Congonhas (87 queixas) e Viracopos (36). A queixa mais comum foi a falta de assistência das companhias aéreas (365), seguido por falta de informações (275), atrasos de voos (74), problemas com bagagem (51), entre outros.

A operação especial para o Mundial começou no dia 5, quando foi ampliado o horário de funcionamento dos juizados de Cumbica e Congonhas. Viracopos –o único que não tem juizado no restante do ano– teve a operação para a Copa iniciada em 11 de junho.

Os três aeroportos manterão o serviço especial até o dia 20. Até lá, o juizado de Cumbica funcionará 24 horas por dia e os de Congonhas e Viracopos estarão operando das 8h à 0h.

Os juizados foram instalados em 2010 em razão do crescente aumento de reclamações relacionadas ao serviço de transporte aéreo.

Juizado em Cumbica
Horário: 24 horas por dia
Local: Terminal 1, Asa 'B', corredor que fica atrás dos balcões de check-in das empresas aéreas, perto do posto médico
Telefone: (11) 2445-4727

Juizado em Congonhas
Horário: das 8h à meia-noite
Local: mezanino do saguão principal, ao lado da agência dos Correios
Telefone: (11) 5090-9803

Juizado em Viracopos
Horário: das 8 à meia-noite
Local: mezanino do saguão principal, em frente à agência da Caixa Econômica Federal
Telefone: (19) 3725-6809


Endereço da página: