Folha de S. Paulo


Traficantes fazem feira de drogas nas ruas da Vila Madalena em São Paulo

Traficantes transformaram ruas da Vila Madalena numa feira de drogas ao ar livre na madrugada desta quarta (9), em São Paulo. Maconha, cocaína e até LSD eram ofertados aos gritos a torcedores que estavam nas ruas do bairro boêmio na zona oeste da cidade.

Reportagem exibida nesta quarta-feira pela TV Globo mostra traficantes anunciando aos berros: "Ó o pó [cocaína], lança [lança-perfume], ó o verde [maconha]. Tem tudo, menos crack".

Reprodução/TV Globo
Traficantes anunciam venda de droga em festa após jogo na Vila Madalena
Traficantes anunciam venda de droga em festa após jogo na Vila Madalena

Os preços variam de R$ 10 (uma porção de maconha) a R$ 30 (cocaína). As imagens da reportagem mostram que os usuários também não se intimidam com a presença da polícia e usam as drogas livremente.

Para o presidente da Savima (Sociedade Amigos da Vila Madalena), Cassio Calazans de Freitas, o bairro chegou no limite e não aguenta mais a grande concentração de pessoas.

Durante quase toda a Copa do Mundo, as ruas foram tomadas por torcedores, tanto do Brasil quanto de outros países. Logo no começo do mundial, havia uma carência de infraestrutura na região, como falta de banheiros químicos e bloqueios para orientar o trânsito.

Após diversas reclamações dos moradores, a prefeitura ampliou o serviço no local e a Polícia Militar passou a direcionar um contingente maior de policiais para atuar na área. "Não temos mais o que fazer. Estão usando a Vila como um palco de eventos. Só que aqui não comporta um público deste tamanho", afirmou.

O comandante da Polícia Militar, Benedito Meira, disse que reforçará o policiamento no bairro. Questionado sobre a venda de drogas e conflitos entre torcidas que ocorreram na Vila Madalena, ele disse a PM lamenta e que irá reprimir.

"Nós obviamente vamos tentar reprimir isso [venda de droga] e mudar esse cenário", disse Meira. O comandante no entanto, vê dificuldade na ação da polícia. "A verdade é que toda intervenção lá gera tumulto", afirmou.

Veja vídeo

Edição: Bruno Scatena e Douglas Lambert

Não são só moradores que reclamam dos problemas da Vila Madalena. Garis e policiais reclamam da sujeira e do excesso de bebida dos torcedores. "É preciso ter paciência", disse à Folha um PM que tentava dispersar o grupo de torcedores.

BRIGAS E CORRERIA

Por volta das 2h desta quarta, torcedores brasileiros e estrangeiros que se divertiam no bairro foram dispersados após cenas de brigas e correria.

A reportagem da Folha flagrou um homem machucado no chão e outro ser agredido por um grupo na frente da PM, que precisou intervir. Ele ficou caído e foi socorrido pelos bombeiros. Nenhum agressor foi preso.

No 14º Distrito Policial (Pinheiros), onde as ocorrências foram encaminhadas, havia durante a madrugada PMs registrando caso de apreensão de lança-perfume e pessoas que tiveram os celulares roubados. Não há informações sobre presos.


Endereço da página:

Links no texto: