Folha de S. Paulo


Tropa de Choque da PM duplica efetivo para jogo da Argentina em SP

O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, Roberto Meira, afirmou nesta quarta-feira (9) que os policiais estão autorizados a agir ostensivamente dentro do Itaquerão em caso de confusão.

O contingente do Batalhão de Choque nos túneis do estádio será duplicado para a partida entre Holanda e Argentina, pelas semifinais da Copa do Mundo, às 17h.

De acordo com Meira, por conta da importância do jogo para a Argentina e do 7 a 1 da partida entre Alemanha e Brasil desta terça (8), a corporação adotará "uma estratégia diferente".

Meira diz que, caso haja confusão, não deve esperar autorização da Fifa para agir. "Estou no meu país e qualquer quebra da ordem onde for, local que for, a polícia tem que entrar", disse.

O acordo com a Fifa estabelece que a PM poderá manter efetivo no estádio desde que não pratique policiamento ostensivo se não houver quebra da ordem.

"Em todos os jogos realizados aqui, nós tínhamos um efetivo do Choque nos bastidores do estádio pronto para uma intervenção", disse o comandante-geral, após cerimônia de comemoração do 9 de Julho no Barro Branco, zona norte de São Paulo.

"Vamos ter no estádio pelo menos 200 policiais do Choque prontos para intervir pelo acesso dos túneis e vamos ter mais 300 policiais do Choque na área externa", completou.

Segundo ele, a intenção é "evitar invasão de campo, briga entre torcedores ou depredação". "Infelizmente nós temos muitos torcedores argentinos que não vêm para torcer e sim para promover vandalismo", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: