Folha de S. Paulo


Após ter 150 km de filas, trânsito em SP diminui antes do jogo do Brasil

O trânsito, que atingiu 150 km às 15h desta sexta-feira (4), na capital paulista, diminuiu antes do início do jogo do Brasil. Por volta das 16h30, a cidade tinha 20 km de filas, o que corresponde a 2,4% dos 868 km de vias monitorados. A pior região era a zona norte, com 14 km de retenção.

A marginal Tietê ainda era via mais congestionada de São Paulo, no horário, com 7,2 km de lentidão, na pista expressa, sentido Ayrton Senna. As filas estavam concentradas entre a ponte Julio de Mesquita Neto e a ponte da Vila Guilherme, e era causada pelo excesso de veículos.

Fábio Vieira/Fotoarena
Trânsito na Radial Leste horas antes do jogo do Brasil; lentidão chegou a 150 km por volta das 15h
Trânsito na Radial Leste horas antes do jogo do Brasil; lentidão chegou a 150 km por volta das 15h

O congestionamento registrado mais cedo é resultado da dispensa antecipada de trabalhadores por conta do jogo do Brasil com a Colômbia, que acontecerá às 17h, em Fortaleza. Os bancos, por exemplo, funcionaram das 8h30 às 12h30, como já havia ocorrido no dia de outros jogos da seleção na Copa.

Para amenizar o impacto do jogo no trânsito da cidade, a prefeitura voltou a estender o rodízio, das 7h às 20h –normalmente ele vigora das 7h às 10h, e das 17h às 20h. Sendo sexta-feira, a restrição impede a circulação de veículos com placas de final 9 e 0 no centro expandido.

O índice de 150 km de lentidão é quase quatro vezes maior do que o registrado no mesmo horário, na sexta (27) da semana passada, quando o congestionamento chegou a 38 km. No dia 23 de junho (terça-feira), quando o Brasil jogou com Camarões, em Brasília, o trânsito também aumentou bastante horas antes da partida, mas o pico ficou em 93 km.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: