Folha de S. Paulo


Trânsito fica acima da média em São Paulo antes do jogo do Brasil

Mesmo com o rodízio estendido, a cidade de São Paulo registra trânsito acima da média nesta sexta-feira (4). A lentidão, que ficou baixa durante toda a manhã, aumentou de 8 km para 57 km em apenas uma hora, no início da tarde.

Por volta das 13h50, a cidade tinha 112 km de congestionamento, o que corresponde a 12,9% dos 868 km de vias monitoradas. O índice estava bem acima da média do horário, que é de 8,8%. A pior região era a zona sul, com 42 km de lentidão.

O congestionamento é resultado da dispensa antecipada de trabalhadores por conta do jogo do Brasil com a Colômbia, que acontecerá às 17h, em Fortaleza. Os bancos, por exemplo, funcionaram das 8h30 às 12h30, como já havia ocorrido no dia de outros jogos da seleção na Copa.

A maior lentidão, por volta das 13h50, estava na marginal Tietê, que acumulava 10,1 km de filas nas pistas local e expressa, no sentido Ayrton Senna. A retenção se estendia da ponte Júlio de Mesquita Neto até a ponte do Tatuapé, e é provocada pelo excesso de veículos.

A marginal Pinheiros também tinha problemas, com 9,7 km de lentidão, na pista expressa, no sentido Castello, desde a ponte João Dias até a Eusébio Matoso. Já na pista local, havia mais 7,5 km de filas entre a ponte Nova Morumbi e a Cidade Universitária.

Para amenizar o impacto do jogo no trânsito da cidade, a prefeitura voltou a estender o rodízio, das 7h às 20h –normalmente ele vigora das 7h às 10h, e das 17h às 20h. Sendo sexta-feira, a restrição impede a circulação de veículos com placas de final 9 e 0 no centro expandido.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página: