Folha de S. Paulo


Aeroporto Santos Dumont fica fechado por três horas devido à neblina

Em dia de jogo do Brasil em Fortaleza contra a Colômbia e partida entre França e Alemanha no Maracanã, o aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, ficou com as decolagens suspensas por mais de três horas na manhã desta sexta-feira (4).

O aeroporto fechou para pousos e decolagens por volta das 6h, por conta neblina, e reabriu às 9h35 só para decolagens. Já por volta das 11h ele voltou a ser fechado, mas por conta da restrição do espaço aéreo.

O novo fechamento, no final da manhã, aconteceu devido ao jogo Alemanha e França, que acontecerá no Maracanã. A medida é prevista pela Lei da Copa por questões de segurança, que determina a restrição duas horas antes e duas após o jogo.

Segundo a Infraero, 27 dos 71 voos previstos até o final da manhã tinham saído com atraso, o que corresponde a 38%. Também houve 18 cancelamentos, o que equivale a 25,4% do total de voos previstos.

Não há voos diretos para Fortaleza, onde será o jogo do Brasil. Mas dois grupos de colombianos perderam partidas para São Paulo e Brasília, onde fariam conexão para a capital do Ceará. O cenário é de caos no aeroporto, com longas filas e passageiros reclamando.

Por sua localização, junto ao mar e perto do Pão de Açúcar, o aeroporto não pode operar exclusivamente por instrumentos. Outro limitar são suas duas pistas, curtas para os padrões atuais de aeroportos de grande movimentação.

Parte dos voos foram desviados para o Galeão (zona norte), que operava com a ajuda de instrumentos pela manhã. Lá, não há cancelamentos, mas 11 voos estão atrasados.


Endereço da página:

Links no texto: