Folha de S. Paulo


Bombeiros encerram buscas nos escombros de viaduto em Minas

Cerca de cem homens do Corpo de Bombeiros encerraram por volta das 6h desta sexta-feira (4) o trabalho de resgate das vítimas do desabamento de um viaduto em obras na zona norte de Belo Horizonte. Foram confirmadas duas mortes e 22 pessoas feridas.

A segunda morte confirmada é a do motorista do Fiat Uno, Charlys Frederico Moreira do Nascimento, 25, que estava sozinho no veículo com placas de Lagoa Santa, na Grande BH. A outra morte foi da motorista do micro-ônibus atingido pelos escombros, Hanna Cristina Santos, 24.

Segundo o Corpo de Bombeiros, dos 22 feridos, três eram operários da obra e uma é a filha da motorista do ônibus, a menina Ana Clara Santos, 5. Nenhuma delas teve ferimentos graves.

Os bombeiros tiveram muito trabalho para retirar o Uno debaixo do viaduto. Tentou-se primeiro erguer a estrutura de concreto com a ajuda de seis macacos hidráulicos. Não deu certo. Partiu-se então para a escavação da via com uma máquina. Água foi jogada para ajudar a escavação e a retirada do entulho, o que tornou possível arrastar o veículo e constatar a morte do motorista.

A Polícia Militar isolou a área e aguarda a chegada da perícia para os trabalhos que poderão identificar a causa da queda do viaduto. Não há prazo determinado para esse trabalho.

Somente após a conclusão da perícia será possível cortar o viaduto em blocos para a liberação da pista da avenida Pedro 1º.

Foram feitas alterações no tráfego da região, de forma a desviar o trânsito na área bloqueada. Motoristas que circulam nos dois sentidos da via são forçados a pegar desvios e retomar mais à frente na Pedro 1º.

Os motoristas que forem do aeroporto de Confins para a região centro-sul da cidade podem evitar a avenida Pedro 1º seguindo pela avenida Cristiano Machado.

Editoria de Arte/Folhapress

As alterações deixaram o trânsito na região mais complicado e congestionado. Os terminais de ônibus metropolitanos que ficam perto da área afetada tiveram de ser transferidos para outras localidades, dificultando ainda mais a vida dos passageiros.

A avenida Pedro 1º é uma importante via de acesso para a região da Pampulha, onde está o estádio Mineirão, partindo do aeroporto de Confins.

O estádio, que vai receber uma partida da semifinal da Copa na próxima terça-feira (8), fica a cerca de 6 km do local da queda do viaduto.


Endereço da página:

Links no texto: