Folha de S. Paulo


Após queda de viaduto, Fan Fest da Fifa é cancelada em Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte informou na noite desta quinta-feira (3) que, em virtude do acidente com o viaduto que causou ao menos uma morte e deixou 22 feridos, está cancelada a Fan Fest da Fifa nesta sexta-feira (4), dia do jogo da seleção brasileira.

Segundo a administração municipal, a decisão foi tomada conjuntamente com a Fifa. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB), decretou luto oficial de três dias na capital mineira.

Além da Fan Fest, a prefeitura também cancelou todas as atividades previstas para a região da Savassi, centro-sul da capital mineira, onde milhares de torcedores têm se deslocado em dias de jogos. No local há shows programados e muitos bares abertos.

Na última partida da seleção, na semana passada, a Savassi recebeu cerca de 35 mil torcedores, segundo avaliação da Polícia Militar. Lá, geralmente há mais torcedores do que na Fan Fest, cuja capacidade máxima é para 21 mil pessoas.

O Brasil vai jogar com a Colômbia nesta sexta, a partir das 17h, no estádio Castelão, em Fortaleza. Outros eventos com shows autorizados em Belo Horizonte foram cancelados.

DESABAMENTO

Editoria de Arte/Folhapress

O viaduto desabou por volta das 15h e atingiu quatro veículos que passavam pela avenida Pedro 1º.

A Secretaria de Saúde chegou a confirmar dois óbitos, mas depois afirmou que uma das mortes é "presumida", uma vez que as equipes de resgate ainda não conseguiram chegar ao interior de um dos carros atingidos pelos escombros.

O óbito confirmado até o momento é de Hanna Cristina Santos, motorista de micro-ônibus também atingido parcialmente pela estrutura do viaduto.

A todos, quatro veículos foram atingidos, entre eles um Fiat Uno –onde estaria o segundo morto– e dois caminhões que atuavam na construção. A avenida Pedro 1º, que passa sob o viaduto, tinha tráfego normal de veículos, por volta das 15h, quando ocorreu o acidente.

A obra da prefeitura integra uma das linhas do BRT (via rápida de ônibus) criadas para a Copa, e é financiada pelo governo federal, por meio do PAC da Copa.

Não se sabe ainda as causas do desabamento de boa parte da estrutura do viaduto. O prefeito, porém, afirmou que ele "certamente" houve um erro. "Não sabemos se é falha de projeto ou de construção. Serão feitas todas as perícias, um inquérito policial será aberto e essa análise será feita com cuidado", disse.

Procurada pela reportagem, a construtora Cowan, responsável pela obra, afirmou que "lamenta profundamente". "Neste momento, a prioridade é o apoio às vitimas e aos familiares. A empresa informa que já enviou ao local a equipe técnica para iniciar as investigações", disse em nota.

A presidente Dilma Rousseff lamentou o ocorrido e disse que "coloca à disposição da prefeitura e das autoridades de Belo Horizonte no que for necessário". "Neste momento de dor, presto minha solidariedade às famílias das vítimas", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: