Folha de S. Paulo


Dilma nomeia Passos para Ministério dos Transportes e Borges para Portos

A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta quarta-feira (25) Paulo Sérgio Passos para a vaga deixada por César Borges no Ministério dos Transportes. Borges, por sua vez, segue para a Secretaria de Portos, que era ocupada por Antonio Henrique, que deve seguir na pasta como secretário-executivo.

A mudança faz parte de uma exigência do PR para apoiar a reeleição de Dilma. Se confirmado o apoio do PR, ela ganhará pouco mais de um minuto de televisão em seu horário eleitoral. A parceria com o PR começou ainda em 2002, quando José Alencar concorreu às eleições presidenciais como vice de Luiz Inácio Lula da Silva.

Beto Barata/Folhapress
Dilma conversa com César Borges durante cerimônia no Palácio do Planalto
Dilma conversa com César Borges durante cerimônia no Palácio do Planalto

Ex-governador da Bahia, ex-senador e ex-vice-presidente do Banco do Brasil, César Borges assumiu em abril de 2013 o lugar de Paulo Sérgio Passos, que estava no cargo desde julho de 2011. Apesar de filiado ao PR, Borges era considerado uma escolha técnica da própria presidente e não da legenda.

Paulo Sérgio Passos deixou a pasta pelos mesmos motivos que levaram a sigla a exigir a saída de Borges: não atender os interesses da legenda. A cúpula do PR prefere a volta de Passos: alega que Borges tem uma "vida autônoma" no ministério, não recebe parlamentares da bancada e não despacha com indicados da sigla que estão na pasta.

*

Veja a íntegra da nota:

NOTA OFICIAL

A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje mudanças no seu ministério. O Ministério dos Transportes passa a ser ocupado pelo ex-ministro Paulo Sérgio Passos. O ministro César Borges passa a ocupar a Secretaria Nacional dos Portos.

Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República


Endereço da página:

Links no texto: