Folha de S. Paulo


Pros apoia Garotinho após ação do Planalto

Após atuação do Palácio do Planalto, o Pros decidiu apoiar o deputado Anthony Garotinho (PR) na disputa pelo governo do Rio. A aliança viabiliza a candidatura do ex-governador, ao aumentar seu tempo de TV.

Os ministros Ricardo Berzoini (Relações Institucionais) e Aloizio Mercadante (Casa Civil) pressionaram o Pros a aderir à campanha do deputado. Com a ação, acreditam que o deputado abrirá o palanque para a presidente Dilma Rousseff.

Garotinho tinha ficado isolado após as movimentações políticas das candidaturas do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Lindbergh Farias (PT) no fim de semana.

O peemedebista garantiu mais de dez minutos de tempo de televisão após a adesão de PSDB, DEM e PPS à sua candidatura. O petista, por sua vez, terá cerca de cinco minutos com o acordo com o PSB, que obteve aval da Direção Nacional do PT.

O pré-candidato do PR teria apenas um minuto e meio, aliado apenas ao PT do B. Com a aliança com o Pros, o tempo de TV aumenta em cerca de um minuto.

O movimento do Planalto, contudo, desagrada ao candidato do próprio PT. Lindbergh tentava atrair o Pros e deixou em aberta a vaga de vice-governador na chapa para Miro Teixeira, que desistiu de disputar o governo pela sigla.

Os estrategistas do Planalto, contudo, avaliam que Garotinho pode ajudar no desempenho eleitoral da presidente no Estado. O deputado lidera pesquisa de intenção de voto divulgada na semana passada pelo Ibope.

Além do candidato PR, apoiam a presidente Lindbergh, Pezão e Marcelo Crivella –o peemedebista, porém, também abrirá seu palanque para o senador Aécio Neves (PSDB).

O PR-RJ oficializará eventual apoio a Dilma apenas em sua convenção, no domingo (29). A decisão do Pros-RJ será selada nesta quinta-feira (25), em convenção regional. A sigla poderá indicar candidato ao Senado ou a vice-governador na chapa de Garotinho.


Endereço da página:

Links no texto: