Folha de S. Paulo


MPL diz que não condena ação de 'black blocs'

Militante do MPL (Movimento Passe Livre) e professor de história, Lucas Monteiro, 30, não defende, mas não condena, a ação de "black blocs" nas manifestações do movimento.

A relação entre os grupos é ambivalente. No início do ato de quinta-feira (19), membros do MPL que tentavam evitar a depredação de agências bancárias foram hostilizados por mascarados, que gritavam "quer abraçar banqueiro?".

Em outro momento do protesto, porém, foi entoado o canto "Black bloc é meu amigo/ Mexeu com ele, mexeu comigo".

Monteiro nega acordo com a PM e diz que o MPL enviou carta à Secretaria da Segurança dizendo apenas que garantiria a segurança dos próprios manifestantes.

*

Folha - Qual é a relação do MPL com os "black blocs"?
Lucas Monteiro - Não existe mapeamento pra dizer quem é "black bloc". Como é uma tática, e não um grupo político exatamente, é muito difícil dizer que temos ou não diálogo. A gente conversa com todo mundo que vai nas manifestações, que são públicas e abertas, tentando manter o objetivo dos atos.

Mas vocês discutem estratégias para lidar com eles?
A gente tenta sempre conversar com todos. O grau de aderência aos nossos objetivos varia, em algumas manifestações é maior, em outras é menor. A gente não é um partido que tem um controle de todo mundo que está na manifestação, nem é nosso objetivo controlar.

Nos atos de sem-teto "black blocs" não são bem-vindos. Qual é a postura do MPL?
Temos que deixar claro nosso objetivo e tentar controlar isso, mas a gente não expulsa ninguém dos atos. A gente não acha que a rua é nossa. A tática "black bloc" não é como o MPL se propõe a atuar, mas não criminalizamos a ação política dos outros. As pessoas que optam por determinada ação política é que tem que justificar ela.

Mas a ação deles não prejudica os objetivos do MPL?
Em alguns momentos algumas pessoas prejudicam. Mas o que prejudica qualquer movimento é a tentativa de criminalização da luta social empreendida pelo Estado, pela burguesia e por parte de alguns meios de comunicação.


Endereço da página:

Links no texto: