Folha de S. Paulo


Ação da PM em manifestações será revista, afirma Alckmin

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou na manhã desta sexta-feira (20) que a ação da Polícia Militar durante manifestações terá de ser revista.

O anúncio, em entrevista à TV Vanguarda, é feito um dia depois de manifestantes terem depredado agências bancárias, lojas de automóveis e equipamentos públicos na capital paulista durante protesto do MPL (Movimento Passe Livre), na quinta-feira (19).

De acordo com o governador, o processo de monitoramento e controle dos protestos terá de ser reformulado a partir de agora. "A estratégia vai ser revista, vai ser revista pela polícia, e ela estará presente [nas próximas manifestações]", disse Alckmin, após a inauguração de novas instalações da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) em Pindamonhangaba.

"As pessoas serão presas, temos filmagem da própria televisão, de câmeras de vídeo das empresas. A polícia já está no encalço, porque já identificou vários, pra prender o mais rápido possível."

O protesto com 1.300 pessoas organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre) nesta quinta-feira (19) terminou com depredações de concessionárias, agências bancárias e de um carro da TV Gazeta durante uma passeata pela região central e pela zona oeste de São Paulo.

A PM acompanhou o ato de longe e só foi acionada quando um grupo de mascarados invadiu concessionárias de carros de luxo na marginal Tietê e começou a destruir os veículos. Agências bancárias ao longo da avenida Rebouças já haviam sido atacadas, mas sem a interferência da polícia.

A Polícia Militar afirmou, em coletiva realizada na noite desta quinta, que um acordo feito entre a corporação e o MPL fez com que os policiais acompanhassem à distância o protesto entre a região central e a zona oeste de São Paulo.


Endereço da página:

Links no texto: