Folha de S. Paulo


Fiscais da Prefeitura de São Paulo decidem encerrar paralisação

Os agentes vistores de São Paulo encerraram nesta quinta-feira (19) a greve iniciada no último dia 12.

Os agentes escalados para coibir a ação de vendedores ambulantes e publicidade não regulamentada no entorno do estádio do Itaquerão, onde jogam Uruguai e Inglaterra às 16h, e na Fan Fest, no vale do Anhangabaú, já voltaram ao trabalho, diz o sindicato.

A categoria decidiu dar fim a paralisação após a publicação de uma portaria determinando a criação de um grupo de trabalho que irá discutir a reestruturação da carreira dos agentes, uma das reivindicações da greve.

O grupo terá 90 dias, contados a partir de 1º de julho, para concluir os estudos, e será formado por representantes do sindicato dos agentes vistores e membros de três secretarias municipais: Coordenação das Subprefeituras; Planejamento, Orçamento e Gestão; e Governo. O resultado será um projeto de lei, que os agentes esperam seja sancionado até janeiro de 2015.

A categoria já havia sinalizado em assembleia nesta quarta (18) que poderia voltar ao trabalho assim que a portaria fosse publicada.

"Do jeito que o governo estava intransigente, já foi uma vitória", afirmou a presidente do sindicato, Maria Benedita Clarete Alves Fortunato. Segundo ela, nenhum reajuste foi prometido para este ano.

O sindicato reivindicava aumento, mas não estipulava o valor. O salário base dos agentes vistores é de R$ 1.640, mas chega a cerca de R$ 4.000 com a progressividade e outros benefícios. Segundo o sindicato, há 406 fiscais na cidade.

De acordo com Fortunato, uma reunião deve acontecer na próxima terça-feira (24) entre a diretoria do sindicato e o secretário adjunto das Subprefeituras, Miguel Reis, para discutir o funcionamento do grupo de trabalho.


Endereço da página:

Links no texto: