Folha de S. Paulo


Randolfe desiste, e Luciana Genro deve sair candidata à Presidência pelo PSOL

Escolhido pelo PSOL para disputar a Presidência, o senador Randolfe Rodrigues (AP) retirou nesta sexta-feira (13) a sua pré-candidatura. Randolfe sugeriu que Marcelo Freixo, deputado estadual do Rio, dispute o Planalto em seu lugar. Este, por sua vez, indicou a ex-deputada gaúcha Luciana Genro, que deve ser candidata do partido.

Luciana Genro, 43, foi duas vezes deputada estadual no Rio Grande do Sul e deputada federal também por dois mandatos. Ela é filha do governador gaúcho, Tarso Genro (PT), e está impedida de concorrer a cargos públicos no Estado devido ao parentesco.

À Folha, ela afirmou que vai defender como principais propostas na campanha a auditoria da dívida pública e uma mudança no sistema de tributação em vigor no país.

Randolfe, que vinha tendo um desempenho fraco nas pesquisas, disse à Folha que tomou sozinho a decisão de retirar a candidatura –após consultar poucos companheiros de sigla nos últimos dias– e indicou o nome de Freixo. O senador não havia pontuado em nenhuma pesquisa do Datafolha até agora e enfrentava divisões internas no partido.

"Temos que fazer uma revisão profunda. A esquerda tinha que ter se renovado depois das manifestações de junho, e isso não foi feito", afirmou. "Eu faço a autocrítica, porque acho que não consegui unir nem o meu partido em torno da candidatura", acrescentou.

No último dia 7, o "Painel" noticiou que Randolfe estava contrariado com a pré-candidatura e culpava as divisões no partido pelo mau desempenho nas pesquisas.

Randolfe disse não ter consultado Marcelo Freixo antes de sugerir que ele dispute o Planalto. Mas afirmou estar certo de que o deputado fluminense, um dos autores do roteiro do filme "Tropa de Elite", seria a melhor aposta do PSOL.

"Nós tínhamos que apresentar uma novidade nesta eleição. A maior liderança do nosso partido não sou eu, é o Marcelo Freixo. Existe esse sentimento dentro do partido, mas ninguém tem coragem de falar. Eu resolvi falar", afirmou. "As grandes decisões da história são feitas com ousadia. O partido tem que ter coragem para tomar uma decisão que mude o jogo eleitoral em 2014."

Freixo, no entanto, descartou nesta sexta ser o novo candidato do partido à Presidência da República.

Ele agradeceu a indicação do senador Randolfe Rodrigues (AP), que desistiu de disputar o Planalto, mas disse que a ideia não faria "sentido algum".

"Vou apoiar a [vice da chapa de Randolfe] Luciana Genro. Agradeço a gentileza dele, mas não faz sentido algum. Tenho outra missão a cumprir no Rio", afirmou. Indicada para a vice na chapa, Luciana se tornou a candidata natural do partido à Presidência. Ela já vinha sendo sondada nos últimos dias, diante dos rumores de que o senador poderia desistir.

Freixo ainda disse que disputará a reeleição como deputado estadual. Se próximo objetivo é concorrer novamente à Prefeitura do Rio, em 2016.

"Não posso sair do Rio agora e dar um passo maior do que as minhas pernas. Quero disputar a prefeitura com chances reais", disse.

"A decisão de retirar a candidatura foi do Randolfe. Respeito as razões dele, mas não há crise no partido. Vamos nos unir em torno da Luciana", concluiu.

A escolha de Luciana Genro como candidata a presidente ainda precisa ser oficializada em uma convenção do PSOL que ocorrerá nos dias 21 e 22 deste mês em Brasília.


Endereço da página:

Links no texto: