Folha de S. Paulo


Em Brasília, PM barra manifestantes de panfletar durante jogo na Fan Fest

Um grupo de cerca de cem manifestantes foi impedido de panfletar contra a Copa do Mundo e ver o jogo do Brasil na Fan Fest de Brasília, festa promovida pela Fifa.

O protesto desta quinta-feira (12) acabou pouco antes de iniciar a partida. Pelo menos dois foram detidos, e a PM chegou a usar spray de pimenta nos manifestantes.

A manifestação foi organizada pelo Comitê Popular da Copa, que pretende fazer protestos em todos os jogos realizados na cidade. Eles se reuniram a cerca de 2 km da Fan Fest e tentaram seguir até a partida.

No começo, por volta das 16h, o grupo causou alvoroço no centro de Taguatinga ao fechar vias. Eles receberam xingamentos de muitos motoristas, que estavam mais interessados em chegar a tempo de assistir à partida. Outros, entretanto, aplaudiam a manifestação. A essa altura, apenas um sargento da PM, assustado, acompanhava tudo.

Mas foi só chegar perto da avenida de acesso à Fan Fest que um grupo de 120 PMs, incluindo cavalaria, barrou o grupo. "[A manifestação] é legítima daqui para lá. Daqui para cá é perímetro Fifa e não vai passar", disse o coronel Nevilton Pereira Júnior.

O policial causou gargalhadas no grupo ao sugerir que eles elegessem deputados e senadores para mudar as leis.

Os manifestantes propuseram ainda deixar os cartazes no chão para fazer panfletagem dentro da Fan Fest, mas não houve acordo com a PM. "Descumpriram a lei. Todos podem ir ver o jogo, mas não somos cidadãos", disse Tiago Ávila, do comitê contra a Copa.

FAN FEST

Dentro da Fan Fest, o clima era tranquilo. A PM contabiliza cerca de 40 mil torcedores presentes. O local tinha estrutura com banheiros. O som e o telão foram suficientes para que todos acompanhem o jogo. Muitos locais, entretanto, eram matagal e brita.

Apesar de o perímetro Fifa ter sido usado para barrar manifestantes, não foi suficiente para vetar camelôs, que vendiam bebidas livremente.


Endereço da página: