Folha de S. Paulo


Moradores de Fortaleza ficarão sem ônibus a partir de segunda-feira (16)

Os motoristas e cobradores de ônibus de Fortaleza decidiram entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (16), um dia antes do jogo entre Brasil e México na capital cearense.

A decisão foi tomada em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (11) e ratificada em outra reunião, à tarde. Pela manhã, o presidente do sindicato dos motoristas de ônibus, Domingos Neto, havia dito que a decisão poderia ser revertida caso os empresários fizessem uma nova proposta.

"Nós não queremos a greve, mas foi a única alternativa que encontramos diante do impasse. Se vier uma medida que nos atenda nós vamos avaliar com atenção", disse.

A categoria pede aumento de 15% do salário –hoje de R$ 1.500 para os motoristas e R$ 900 para os cobradores. O sindicato das empresas ofereceu 5,8%. Os trabalhadores argumentam que desde o último aumento, em maio de 2013, a categoria teve perdas para a inflação –o INPC acumulado no período é de 9,2%, disse o sindicato.

Além de reajuste salarial, os motoristas também pedem aumento no valor da cesta básica e do vale-refeição. Outra pauta de reivindicação é a segurança nos ônibus. No último mês um motorista foi assassinado e um cobrador ficou ferido após um assalto em um dos terminais da cidade. Como protesto, os motoristas passaram a fechar os terminais de Fortaleza para impedir a circulação dos ônibus.

MAIS GREVE

Os agentes de trânsito de Fortaleza também decidiram cruzar os braços nos dias de jogos da Copa em Fortaleza.

Os agentes vão parar nos dias 14 (quando jogam Uruguai e Costa Rica), 17 (Brasil e México), 21 (Alemanha e Gana), 24 (Grécia e Costa do Marfim) e 29 (uma das partidas das oitavas-de-final).


Endereço da página: