Folha de S. Paulo


PM reforça patrulhamento perto de estações de metrô e nas ruas de SP

Até o final da Copa do Mundo, em julho, a população de São Paulo vai encontrar mais policiais militares a pé nos arredores de estações de metrô e de pontos turísticos, tanto no centro como nos bairros.

O policiamento ostensivo contará com parte dos 4.500 policiais militares convocados extraordinariamente para o recém-criado Comando de Policiamento da Copa (CPCopa).

O efetivo de PMs está nas ruas da capital paulista desde o dia 20 e atuará até o fim do campeonato mundial de futebol.

Zanone Fraissat/Folhapress
Policiais militares reforçam patrulhamento pelas ruas da região central de São Paulo
Policiais militares reforçam patrulhamento pelas ruas da região central de São Paulo

Além do entorno das estações de metrô, os PMs vão reforçar a segurança em oito hotéis que hospedarão membros da Fifa, 40 "locais de interesse", como a avenida Paulista e o parque da Juventude (zona norte), e outros seis pontos de grande aglomeração, que receberão eventos relacionados ao Mundial.

Os locais considerados como de grande aglomeração são o Anhangabaú, onde ocorrerá a Fan Fest da Fifa, e os cinco telões que serão instalados em bairros para moradores assistirem aos jogos da seleção.

De acordo com a Polícia Militar, o efetivo normal na capital paulista é de 17 mil policiais. Com a realização da Copa, esse número sobe para cerca de 21,5 mil PMs.

A equipe extra vem de um remanejamento das férias desses policiais –as saídas foram adiantadas ou adiadas neste período–, 2.000 que estavam na Escola de Sargentos e outros 260 aspirantes da Academia do Barro Branco.

Desse modo, a PM afirma que a Copa não vai atrapalhar o patrulhamento normal. Os protestos marcados para o período serão acompanhadas pelo policiamento territorial que já atua na cidade.


Endereço da página: