Folha de S. Paulo


Passeata de mascarados faz comércio baixar portas no centro do Rio

Um grupo adepto da tática "black bloc" assustou pessoas e fez com que algumas lojas fechassem as portas no início da noite desta sexta-feira na região da Cinelândia, no centro do Rio. Os manifestantes fizeram uma caminhada em direção à estação Central do Brasil e chegou a correr na tentativa de despistar policiais militares que acompanham o ato.

O grupo deixou a praça Cinelândia por volta das 18h e caminhou pela avenida Chile, que concentra muitos pontos de ônibus. As pessoas observaram assustadas a movimentação do grupo que também era acompanhado por muitos jornalistas, inclusive estrangeiros. Apesar de ter conseguido se distanciar dos PMs, um helicóptero da PM acompanha a marcha.

Os manifestantes vão em direção ao protesto de servidores da educação municipal e estadual do Rio, que decidiram nesta sexta-feira manter a greve, que dura há 18 dias. Os docentes caminham pela avenida Presidente Vargas, a principal do centro. Apesar do clima exaltados dos manifestantes, às 18h40 não havia registro de tumultos.

Os professores pedem 20% de aumento salarial e afirma que, até o momento, não obteve uma proposta por parte dos governos estaduais e municipais. Segundo o sindicato, a secretaria pediu laudos técnicos e jurídicos embasando o pedido de reajuste salarial.


Endereço da página: