Folha de S. Paulo


Atuação de Aécio é pífia na segurança e propostas são patéticas, diz ministro

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) rebateu nesta quinta-feira (22) as críticas do pré-candidato à Presidência, Aécio Neves (PSDB-MG), à política de segurança pública no país.

Em entrevista à Folha, Aécio disse que alteraria o nome do Ministério da Justiça para acrescentar "Segurança Pública" e mudaria perfil da pasta, a qual ele acusou de "virar as costas" e o governo ser omisso.

Cardozo disparou críticas a Aécio e disse que sua atuação como senador foi "pífia". "Como um parlamentar com uma atuação tão pífia acusa alguém de omissão? Como senador, ele teve dois projetos na área, pueris. Estive no Senado várias vezes e ele nunca me apresentou sugestões ou críticas. Ele sempre estava ausente", disse Cardozo, após evento sobre combate à pedofilia.

Uma das propostas de Aécio é garantir repasses aos Estados, como forma de melhorar o planejamento das ações. Para Cardozo, contudo, as propostas do tucano são "espantosas" e "patéticas". "O Ministério da Justiça não é a Casa da Moeda para ficar repassando recursos. Nós queremos fazer parcerias para induzir políticas. São propostas até patéticas", disse Cardozo. "Será que mudar o nome muda a realidade?", completou.

Ao dar exemplo de parcerias, o ministro da Justiça sugeriu que o senador mineiro não conhece o nordeste brasileiro e tem residência no Rio de Janeiro. "O estado de Alagoas, governado pelo PSDB, elogia o governo federal pela parceria. Se ele não gosta de olhar para o Nordeste, talvez devesse olhar outros estados que conheça melhor. O Rio de Janeiro, por exemplo, que ao que consta lá ele reside", afirmou o ministro da Justiça.
Cardozo ainda criticou a proposta o de Aécio para alterar o Código Penal. "O Código Penal está em discussão no Senado e sabe quantas propostas ele fez? Nenhuma", afirmou Cardozo.

REAÇÃO

Em nota, Aécio Neves rebateu as críticas de Cardozo. "É lamentável ver um ministro de Estado utilizando o cargo público para falar como militante partidário. Com isso, ele não só diminui o cargo que ocupa, mas confirma que o PT definitivamente não separa a esfera pública da partidária", disse.

Para o senador, o tom de Cardozo mostrou falta de argumentos. "As grosserias do ministro, por maiores que sejam, são insuficientes para esconder a realidade do abandono da segurança pública pelo governo federal e revelam a ausência de argumentos de um governo que se especializou em transferir responsabilidades", disse.

Pré-candidato a presidente pelo PSDB, o senador Aécio Neves concedeu entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, no programa Poder e Política – Entrevista, assista abaixo.

http://www3.uol.com.br/module/playlist-videos/2014/aecio-neves-no-poder-e-politica-1400713554027.js


Endereço da página:

Links no texto: