Folha de S. Paulo


Dilma recebe oficialmente apoio do PTB e destaca figura de Getúlio Vargas

Em almoço que oficializou o apoio do PTB à reeleição de Dilma, a presidente destacou a figura de Getúlio Vargas (1882-1954) e a "inequívoca herança" do partido para os trabalhadores brasileiros.

Em discurso de cerca de 20 minutos nesta quarta-feira (21), Dilma disse ainda que chegou a ser filiada à legenda por alguns meses, antes de optar pelo PDT –a sigla foi citada em um ato falho, quando ela fazia menção ao PTB.

"Teve um período entre a criação do PDT e a criação do PTB do qual eu fui do PTB. Se não me engano, foram dois meses ou três meses. Depois houve a separação entre o Brizola e o PTB e aí se formou o PDT, afirmou.

O encontro ocorreu na sede da Executiva Nacional do partido, em Brasília, e reuniu senadores e deputados do PTB, além de dirigentes da legenda. Em 2010, o PTB apoiou o então candidato do PSDB, José Serra, à Presidência da República.

"Vamos estar na sua campanha de corpo e alma, não como aconteceu em anos anteriores", disse o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO). O presidente da legenda, Benito Gama, afirmou que a meta nesta eleição é eleger um deputado federal em cada Estado –hoje, são 19 congressistas na Câmara e 6 no Senado, segundo ele.

Dilma elogiou a fidelidade do partido em votações no Legislativo, como a do Mais Médicos e do Minha Casa, Minha Vida. "Tenho clareza da importância na minha base desses partidos de origem trabalhista, que (...) representam uma parte dos movimentos populares do país."

A presidente destacou avanços de sua gestão, citando a saída de 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza e da ascensão de 42 milhões para a classe média. "Nosso processo de distribuição de renda não tira de uns para dar para os outros, não é à la Robin Wood. (...) A camada superior da classe media subiu, mas os pobres, os que ganham menos, hoje têm acesso maior ao aumento de riqueza do que tinham no passado."

Em sua fala, Dilma defendeu ainda a candidatura do senador Armando Monteiro ao governo de Pernambuco –o Estado é base político de Eduardo Campos, opositor de Dilma na campanha à reeleição. "Eu considero fundamental a eleição do Armando Monteiro em Pernambuco. Ele pode contar, e ele sabe disso, com todos nós, por que ele representa um projeto muito adequado para o Estado de Pernambuco", afirmou.

GETÚLIO

A presidente destacou a figura de Getúlio em diversos momentos de sua fala. Afirmou ser "absolutamente compreensível" a alegação de que a legislação trabalhista está defasada, dado o momento em que foi aprovada, e disse que assistiu ao filme que conta a história do ex-presidente, em cartaz.

"Eu, por acaso, tinha pedido para os produtores do filme Getúlio...Eu não posso ir ao cinema porque atrapalho todo mundo no cinema. (...) Eu queria muito ver o filme e ontem eu vi. (...) É importante ver, porque são os momentos finais de um homem que de fato deu o seu sangue pelo país", afirmou.

"Milhões e milhões de brasileiros reconheceram a importância dele. Milhões foram às ruas porque sabiam o que estava em jogo. (...) Geralmente o povo sabe o que está em jogo", disse.

GERENTONA

A presidente do PTB Mulher, Cristiane Brasil, fez um discurso em defesa das mulheres e tocou em temas delicados para o governo federal, como a aquisição da refinaria de Pasadena (EUA), alvo de uma CPI no Senado.

Em sua fala, ela disse que a presidente se tornou alvo no caso por ser mulher. " [Disseram] A gerentona errou! CPI nela. E o senhor Gerdau? Onde está o senhor Jorge Gerdau Johannpeter? Fez parte do mesmo conselho da estatal e assinou igual. (...) Ninguém quer falar dele porque ele é financiador de todas as campanhas. Empresário, bem sucedido, influente e homem", disse.

"Quem não erra? Todo mundo erra. A perfeição pertence ao mundo do divino, não a nós humanos", afirmou ela, filha do ex-deputado federal Roberto Jefferson, delator do mensalão. "Eu respeito muito a senhora, sua coragem, seu amor pelo Brasil, que fez com que se arriscasse tanto. Na minha família, lealdade é um valor e o Brasil inteiro teve prova disso", afirmou.

MENU

O encontro reuniu cerca de 80 pessoas e contou com cardápio variado. Os convidados puderam optar entre filé ao molho café de Paris e peixe ao molho de uvas passas e amêndoas, acompanhados de penne ao molho de cogumelos frescos, arroz branco, legumes ao azeite de ervas e salada caprese. De sobremesa, foram servidas frutas e cheesecake.


Endereço da página: