Folha de S. Paulo


'Queria ver até onde ia cara de pau dos tucanos', diz criador da 'Dilma Bolada'

Jeferson Monteiro, 24, o criador do personagem Dilma Bolada nas redes sociais, disse à Folha que levou à frente as conversas com uma agência de publicidade e um colaborador do grupo dos tucanos em Minas Gerais para ver "até onde ia a cara de pau deles". Segundo Monteiro, ele nunca teve intenção de vender de fato o personagem.

"Imagina como seria isso, uma coisa sem sentido. Imagina a Dilma Bolada falando bem dos tucanos?", afirmou.

Na manhã desta terça-feira (20) vieram a público e-mails trocados entre Jeferson e o publicitário Pedro Guadalupe, que não figura no quadro oficial de contratados do PSDB, mas colabora com o partido. As conversas mostram que, ao longo de ao menos duas semanas, Monteiro negociou trabalhar para os tucanos. Ele diz que só concordou em tratar do assunto para ver onde as conversas iam levar.

As negociações sobre a venda do perfil "Dilma Bolada" começaram por meio de uma agência, a AMA, que gerencia perfis famosos em redes sociais. Jeferson diz que a agência lhe ofereceu R$ 500 mil por um contrato. "Eles me perguntaram quanto eu queria pelo serviço. Eu disse que não tinha ideia de valores e eles ofereceram R$ 500 mil. Foi uma conversa, não tem nada sólido, mas eles ofereceram", afirma.

Ele diz ainda que, ao ser procurado pela AMA, foi informado de que a agência havia tentado vender seus serviços para o PSB e para o PT. "Com o PSB não tiveram sucesso e com o PT não conseguiram falar, eu acho. Mas me disseram que o PSDB tinha ficado muitíssimo interessado."

Reprodução/Instagram/Palaciodoplanalto
Dilma com Jeferson Monteiro, criador do perfil Dilma Bolada
Dilma com Jeferson Monteiro, criador do perfil Dilma Bolada

Na madrugada desta terça-feira (20), Monteiro divulgou um texto em suas páginas no Twitter e no Facebook atribuindo ao PSDB a tentativa de comprar seu perfil. Antes, na tarde desta segunda-feira, Guadalupe havia enviado os e-mails trocados com o dono da Dilma Bolada a pessoas que trabalham com redes sociais, inclusive profissionais que prestaram serviços para o PT.

Dono do perfil satírico mais famoso da presidente Dilma Rousseff (PT), Jeferson nega ter tornado as negociações públicas apenas depois de ter sido avisado que Guadalupe estava vazando os e-mails para pessoas próximas ao PT. "Eu já vinha trabalhando no texto para mostrar o que estava acontecendo. Conheço o Guadalupe. O trabalho dele é manchar reputações", alega.

Guadalupe diz que foi procurado pela agência e que achou que não seria vantajoso contratar a "Dilma Bolada". "Eu avisei até a concorrência", escreveu em seu Twitter.

O dono da Dilma Bolada diz que vai manter o perfil na internet e que não vai mudar sua forma de trabalhar. "Fiz isso inclusive para rebater aqueles que dizem que eu ganho dinheiro do PT para fazer a personagem. Não ganho. A 'Dilma Bolada' vai continuar como sempre foi."

Ele diz não poder garantir que o PSDB sabia da negociação. "Não sei se o partido sabia do que estava acontecendo ou se ele [Guadalupe] estava usando isso para crescer lá dentro. Acredito que sabiam, mas não posso afirmar." Em nota, a empresa AMA (Amamos internet) nega que tenha oferecido dinheiro para Monteiro e afirma não ter negócios com partidos políticos.


Endereço da página:

Links no texto: