Folha de S. Paulo


Pelo segundo dia consecutivo, ônibus são depredados em Goiânia

Pelo segundo dia consecutivo, motoristas de ônibus descontentes com um acordo salarial em Goiânia bloquearam terminais e impediram a circulação de ônibus neste sábado (17).

Durante a madrugada, sete ônibus foram depredados, segundo a RMTC (Rede Metropolitana de Transportes Coletivos). Nesta manhã, apenas 2 dos 19 terminais da cidade operavam normalmente, já que os motoristas impediam a saída dos veículos ou se recusavam a operá-los.

As linhas de ônibus estão atrasadas ou inoperantes em toda a cidade. A PM reforçou a segurança nos terminais para evitar vandalismo.

Nesta sexta-feira (16), a paralisação terminou com 32 ônibus depredados e 18 pessoas detidas. Passageiros tentaram quebrar máquinas de alimentos e bebidas do terminal Bandeiras, um dos mais movimentados da cidade. A Tropa de Choque da Polícia Militar foi chamada até o local para o conter o tumulto.

Os motoristas que lideram o protesto discordam de um acordo realizado na quinta-feira (15) entre um dos sindicatos da categoria e representantes das empresas.

Com o acordo, motoristas devem receber aumento de 7% no salário-base e nas gratificações, além de 16% no vale-alimentação. Segundo o Sindittransporte, representante legal dos motoristas, o grupo que realiza a paralisação defende a proposta inicial da categoria, que previa aumento de 15% no salário-base.

Na sexta-feira (16) à noite, a Justiça do Trabalho proibiu que os motoristas dissidentes impeçam a circulação dos ônibus, sob pena de multa. A RMTC diz aguardar o cumprimento da decisão judicial.


Endereço da página:

Links no texto: