Folha de S. Paulo


Com greve de PMs, Força Nacional desembarca em PE

Os primeiros carros da Força Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, chegaram ao Recife às 4h30 desta quinta-feira (15) para cuidar da segurança em Pernambuco. Policiais militares do Estado estão em greve desde terça-feira (13).

Segundo informou a assessoria de imprensa do governo do Estado, os veículos foram deslocados de Alagoas. Por razões de segurança, o número de policiais não foi informado.

Outros integrantes da Força Nacional e também do Exército estão previstos para chegar ao Recife nesta quinta-feira (15). O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deve acompanhar esse desembarque em Pernambuco.

O envio da Força Nacional foi solicitado pelo governo estadual, devido a onda de saques que ocorreram na noite desta quarta-feira em Abreu e Lima (Grande Recife), onde oito pessoas foram presas e três adolescentes, apreendidos.

Também na Grande Recife, a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa registrou sete homicídios entre as 18h de quarta e 1h desta quinta.

O presidente do TJ (Tribunal de Justiça) de Pernambuco, desembargador Frederico Neves, declarou a ilegalidade da greve de policiais e bombeiros militares. De acordo com o tribunal, o desembargador estabeleceu multa diária de R$ 100 mil para associações e movimentos independentes de PMs e bombeiros que não voltarem ao trabalho.

O governo do Estado e as associações ainda não foram notificados da decisão. Policiais e bombeiros militares estão parados desde a noite de terça-feira (13).

O governo disse ter se comprometido na quarta-feira (14) a atender três dos quatro principais pontos da pauta de reivindicação, mas os policiais não ficaram satisfeitos e decidiram manter a paralisação. Cabos e soldados fazem assembleia às 10h. Oficiais, às 14h.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: