Folha de S. Paulo


Com greve da PM, Exército e Força Nacional farão segurança em Pernambuco

Com a Polícia Militar em greve e os primeiros registros de saques diante das lacunas no policiamento, integrantes da Força Nacional de Segurança e do Exército deverão chegar a Pernambuco ainda na madrugada desta quinta-feira (15), anunciou o governador João Lyra Neto (PSB-PE) na noite desta quarta (14).

O governador disse que, por questões de segurança, não é possível informar o efetivo que chegará ao Estado. Ele disse ter conversado por telefone com a presidente Dilma Rousseff mais cedo sobre a situação.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, deverá chegar ao Estado no final da manhã desta quinta para acompanhar os trabalhos.

De acordo com a Secretaria de Imprensa do governo, a partir desta quinta-feira, o comando da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco ficará sob responsabilidade do Exército por tempo indeterminado.

Uma nota do governo será publicada nesta quinta nos três principais jornais de Pernambuco explicando as medidas adotadas pelo Estado.

Policiais militares estão em greve desde a noite de terça (13). O governo de Pernambuco informou que já pediu ao Tribunal de Justiça de Pernambuco e ao STF (Supremo Tribunal Federal) que decrete a ilegalidade da paralisação. Entre as reivindicações da categoria está um aumento de 50% para praças, que o governo já disse ser inviável.

Já há registro nesta quinta de saques a lojas e caminhões no município de Abreu e Lima, na região metropolitana do Recife.

Também houve crimes na capital. Motoristas presos no trânsito foram assaltados por homens armados na avenida Cruz Cabugá, no centro do Recife.

"Vários ladrões, um deles armado, roubaram uma mulher no carro da frente. Com o revólver em punho, passou ao lado do nosso carro, olhou e bateu com a arma no vidro do veículo ao lado. Os criminosos fizeram várias vítimas. Um guarda de trânsito tentava alertar os motoristas sobre o perigo, mas de nada adiantava", disse o jornalista Bruno Araújo.


Endereço da página: