Folha de S. Paulo


Dilma diz sofrer com legado de Lula, mas se corrige logo em seguida

A presidente Dilma Rousseff cometeu gafe nesta terça-feira (6) ao afirmar, em discurso, estar "sofrendo" com as decisões tomadas durante o governo de Lula, seu antecessor e padrinho político.

O escorregão, corrigido imediatamente por ela, aconteceu durante a cerimônia de contratação da terceira etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do saneamento para municípios com até 50 mil habitantes.

Quando se encaminhava para a parte final de sua fala de 22 minutos, a presidente argumentava que o governo aprendeu a fazer obras de saneamento mais rápidas do que no passado, eliminando burocracias.

Nesse momento, acabou se atrapalhando: "Eu tenho certeza que o mundo brasileiro daqui a três anos será melhor que o de hoje, porque hoje eu já estou sofrendo, ou melhor, me beneficiando das decisões tomadas no período Lula."

Em meio a um cenário de queda nas pesquisas eleitorais, Dilma tem assistido nos últimos meses a um recrudescimento do movimento "volta, Lula", patrocinado por setores até agora minoritários de sua legenda. Na semana passada, Lula reforçou no encontro nacional do PT que a candidata em outubro é ela.

Após a gafe, Dilma criticou o total que era gasto em saneamento no país há 15 anos, durante o governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

"Investir em serviço, notadamente em saneamento, é algo fundamental para o país. (...) Nós jamais podemos repetir o padrão de 15 anos atrás, em que se investia em média 1 bilhão de reais por ano."


Endereço da página:

Links no texto: