Folha de S. Paulo


Genoino se entrega e volta a cumprir pena na Papuda

Sérgio Lima/Folhapress
Cinco militantes do PT estavam presentes em frente à Papuda quando Genoino retornou ao presídio.
Militantes do PT estavam presentes em frente à Papuda quando Genoino retornou ao presídio

O ex-presidente do PT José Genoino voltou nesta quinta-feira (1°), no feriado do Dia do Trabalho, para o presídio da Papuda, em Brasília. A informação foi confirmada à imprensa pela Secretaria de Segurança do Distrito Federal.

Condenado a 4 anos e 8 meses no processo do mensalão pelo crime de corrupção, Genoino está desde o ano passado em prisão domiciliar por ter passado mal nos primeiros dias de detenção devido a problemas cardíacos e a uma cirurgia que fez para implantar uma prótese na aorta. Com isso, o petista cumprirá sua pena em regime semiaberto.

A decisão de mandar Genoino para a cadeia novamente foi tomada ontem pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, após uma junta médica da UNB (Universidade de Brasília) atestar em laudo que, embora seja portador de cardiopatia, Genoino está com seu quadro de saúde estabilizado.

Para os médicos, ele tem um "aparente ótimo estado geral" e não seria imprescindível sua permanência em casa para a manutenção de seu tratamento. Além do laudo da Unb, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já havia enviado parecer a Barbosa dizendo que, caso os exames médicos apresentassem resultados satisfatórios, ele entendia que Genoino deveria voltar para a Papuda.

Em novembro, ele ficou preso uma semana na Papuda antes de passar mal e deixar o presídio para fazer exames. Ontem, o advogado Luiz Fernando Pacheco, que defende Genoino, definiu como "acinte" o fato de Barbosa determinar a volta à prisão do ex-presidente do PT no Dia do Trabalho.

Os primeiros mandados de prisão do mensalão aconteceram ano passado, no dia 15 de novembro, proclamação da República. O deputado José Guimarães (PT-CE), irmão de Genoino, se encontrou nesta quinta-feira (1º) com o petista antes de ele se entregar no presídio.

RETORNO

O Advogado de Genoino, Claudio Alencar, acompanhou o retorno dele à Papuda e criticou a decisão do STF. "Vamos recorrer ao plenário para tentar reverter novamente para prisão domiciliar, que é o mais adequado no caso dele", disse.

Segundo Alencar, hoje não tem médico no sistema penitenciário do Distrito Federal. "Nos feriados e finais de semana não tem médico na Papuda. E a informação que obtivemos é que o único médico do complexo está de férias. O sistema penitenciário tinha que prover isso. É temerária a decisão do STF. Estamos preocupados", afirmou.

O cardiologista de Genoino, Geniberto Paiva Campos, também presente na apresentação do ex-presidente do PT à Papuda, acredita que a situação médica de Genoino é catastrófica. "Do ponto de vista médico é uma cardiopatia gravíssima e uma situação catastrófica. A cada 10 pessoas que tem essa doença, 8 morrem" disse.

Campos admitiu que o atual quadro clínico é muito bom. Segundo ele, porque "esse tempo todo ficou assistido pela família e por médicos". "Ele está bem psicologicamente e clinicamente. Mas não é o lugar ideal para ele estar. Ele é, sem dúvida, um paciente de risco para se colocar no sistema penitenciário".

O cardiologista também comentou o laudo médico da UNB, que disse que o quadro atual era bom. "O laudo não recomenda que ele volte para o sistema prisional. Diz que ele está bem no momento e eu também digo isso. Mas ele tem um problema de saúde grave que precisa ser acompanhado", completou.

Cinco militantes do PT estavam presentes em frente à Papuda quando Genoino retornou ao presídio. Eles manifestaram apoio ao político do partido.


Endereço da página:

Links no texto: