Folha de S. Paulo


Campos diz que sua opinião sobre aborto é 'pública'

Depois de ter dito, após uma missa em Aparecida (SP), que não conhece "ninguém que seja a favor do aborto", o ex-governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) afirmou nesta quinta-feira (21) que respeita "o ponto de vista dos outros".

"Meu ponto de vista é público", respondeu o político, em entrevista coletiva em Belém, a um jornalista que queria lhe fazer uma pergunta sobre aborto. "Não é a primeira vez que eu sou candidato. Então todas essas perguntas que são feitas de praxe eu já respondi. É só 'dar um Google' aí que você vai ver."

No domingo passado (20), o pré-candidato participou da celebração de Páscoa no Santuário Nacional de Aparecida (SP) e, ao lado do cardeal dom Raymundo Damasceno, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), declarou: "Acho que a legislação brasileira é adequada e, como cidadão, a minha posição é a de todos. Não conheço ninguém que seja a favor do aborto".

Na ocasião, ele disse que a lei brasileira já prevê os casos em que é permitida a interrupção da gravidez e que seu programa de governo terá uma "posição clara" sobre o tema.

Na entrevista de hoje, na capital paraense, Campos evitou classificar como unânime a oposição ao aborto. "O meu ponto de vista é muito claro, e respeito o ponto de vista dos outros, porque aprendi muito cedo que a democracia é isso", afirmou.

"Eu sou cristão, tenho uma formação católica, sou pai com a Renata, minha mulher, de cinco filhos, então minha vida já responde grande parte da pergunta", disse, repetindo uma declaração que também deu em Aparecida. "A outra [parte] é só você buscar aí [pesquisar na internet] que está dada a pergunta."


Endereço da página:

Links no texto: