Folha de S. Paulo


Oposição aproveita depoimento de Graça Foster para defender CPI

Alan Marques/Folhapress
Graça Foster dá explicações no Senado sobre denúncias envolvendo a Petrobras
Graça Foster dá explicações no Senado sobre denúncias envolvendo a Petrobras

Senadores de oposição aproveitaram a audiência da presidente da Petrobras, Graça Foster, nesta terça-feira (15) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, para defender uma CPI para investigar irregularidades na estatal e para rebater as declarações da presidente Dilma Rousseff de que desejam "destruir" a Petrobras.

Um deles foi Álvaro Dias (PSDB-PR), que afirmou que "na CPI teremos oportunidade de desvendar essas questões". "Ao contrário do que asseverou a presidente Dilma ontem, aqui não se encontram os que desejam destruir a Petrobras, e sim aqueles que desejam salvá-la, retirando-a das mãos daqueles que dilapidam o seu patrimônio com uma gestão temerária, claudicante e desonesta", disse.

O senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) engrossou o coro. "Por isso é que eu sou favorável à CPI da Petrobras. Temos investigações que correm em sigilo, investigação interna, investigação da Polícia Federal, e análise de Pasadena no TCU. É preciso uma apuração pública, para que línguas de funcionários se desatem para que as responsabilidades sejam apuradas", defendeu.

O depoimento de Graça Foster tem justamente o objetivo político de tentar adiar o início de uma CPI no Congresso, em ano eleitoral, para investigar irregularidades na Petrobras.

"Eu aqui não vou me posicionar em relação à CPI, não tenho conhecimento técnico para falar sobre ela", disse a presidente da estatal. Ela afirmou ainda que a Petrobras implantou um programa de combate à corrupção e tem colaborado com as investigações externas.


Endereço da página:

Links no texto: