Folha de S. Paulo


PT emplaca CPI dos Pedágios na Assembleia Legislativa de SP

O PT conseguiu emplacar na Assembleia Legislativa de São Paulo a CPI dos Pedágios, para apurar eventuais irregularidades nas tarifas cobradas pelas concessionárias nas rodovias paulistas.

O ato de criação foi publicado na edição de hoje do "Diário Oficial" de São Paulo e, pelo regimento interno, as lideranças partidárias devem indicar em um prazo de quinze dias seus nove integrantes.

Para ser instalada, a CPI dos Pedágios depende ainda da presença de quórum mínimo, de cinco parlamentares, em reunião para a definição do presidente e vice-presidente, o que o PT já atua para conseguir.

O requerimento para criação da comissão de inquérito, que tem um prazo regimental de 120 dias e pode ser prorrogada por mais 60, foi apresentado em 2011 pelo deputado estadual Antônio Mentor (PT), no primeiro ano do atual mandato do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Para evitar a sua criação, a base governista apresentou na época requerimentos para evitar a investigação proposta pela oposição, isso porque é permitido apenas o funcionamento de cinco comissões de inquérito ao mesmo tempo.

Com a votação, na semana passada, do relatório final da CPI do Desaparecimento de Pessoas, a CPI dos Pedágios, que estava em primeiro na fila de requerimentos, foi criada.


Endereço da página: