Folha de S. Paulo


Não é preciso agência para saber que economia vai mal, diz Campos

O pré-candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, afirmou nesta segunda-feira (24) que o país não precisava ter sua nota rebaixada pela agência Standard & Poor's para saber que a economia vai mal.

Em uma rede social, o governador de Pernambuco disse que a mudança na classificação não deve ser relativizada pelo Planalto.

"O rebaixamento da nota brasileira por uma agência de classificação de risco poderia até ser relativizado pelo governo, se esse mesmo governo não tivesse festejado o 'upgrade', quando foi concedido anos atrás", escreveu.

"Não precisamos que os outros nos digam quais são nossos problemas, nós sabemos bem quais são eles. Baixo crescimento com inflação alta. Baixo investimento com altos gastos correntes. Infelizmente, o governo não tem mostrado capacidade de enfrentar o desafio e mudar o jogo", acrescentou o pré-candidato do PSB.

BBB-

A agência internacional de classificação de risco S&P (Standard & Poor's) reduziu nesta segunda-feira (24) a nota de avaliação do Brasil de "BBB" para "BBB-".

Apesar da queda, a nota do país continua no chamado grau do investimento -ou seja, de mercado considerado seguro para se investir. Mas está no menor nível dentro desse patamar, segundo os critérios de análise da agência.

Segundo a agência, o rebaixamento reflete a combinação da situação fiscal difícil no Brasil com a perspectiva de baixo crescimento nos próximos anos, além de uma piora nas contas externas.


Endereço da página:

Links no texto: