Folha de S. Paulo


Cunha diz que posição do PMDB será da bancada e não individual

O líder do PMDB na Câmara, Eduardo Cunha (RJ), afirmou nesta segunda-feira (17) que não terá posição individual e ficará a cargo da bancada decidir sobre as votações que serão analisadas.

Cunha se reúne no inicio da noite com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e o vice-presidente, Michel Temer, que tem sido escalado pelo governo para tentar controlar o aliado.

Esse é o primeiro encontro de Cunha com um ministro após comandar uma rebelião entre os parlamentares governistas contra a presidente Dilma Rousseff.

Na mesa do encontro estará o mais recente temor do governo, o de ver o Marco Civil da Internet ser derrotado no plenário da Câmara.

"Esclareço que é normal e sempre terei reuniões com governo. Mas a posição que a bancada adotará em cada matéria será sempre a decisão da bancada e nunca a minha", disse.

Cunha é um dos principais opositores dos termos que o Planalto fixou para a chamada neutralidade da rede, ponto que irá nortear como os pacotes de acesso à internet poderão ser comercializados no mercado para o consumidor final.

"Estamos defendendo a internet livre, sem regulação. Essa foi a decisão da bancada", completou pelo microblog.

A aproximação do Planalto com o líder da bancada do PMDB ocorre após a tentativa inicial, que se mostrou fracassada, de isolá-lo politicamente.

O Marco Civil é tratado com prioridade pelo Planalto porque Dilma pretendia apresentá-lo na conferência internacional sobre governança na internet que o Brasil sediará em abril.


Endereço da página:

Links no texto: