Folha de S. Paulo


Petrobras escolheu associação ligada ao MST sem seleção pública

A Petrobras confirmou o patrocínio de R$ 650 mil a associação ligada ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) para a realização de uma feira para promover a produção de assentamentos rurais da reforma agrária, que fez parte do 6º Congresso Nacional do MST, ocorrido de 10 a 14 de fevereiro em Brasília.

À Folha, o diretor corporativo da Petrobras, José Eduardo Dutra, disse que o patrocínio se deu pela modalidade de livre escolha da companhia, e não por meio de seleção pública -como ocorrem com outros apoios da companhia.

A informação sobre o patrocínio da estatal veio à tona nesta semana no jornal "O Estado de S. Paulo".

Dutra disse que o apoio, porém, não foi para o Congresso, mas sim para a feira, batizada de Mostra Nacional de Cultura Camponesa. O evento ocorreu do lado de fora do ginásio Nilson Nelson, onde ocorriam os discursos políticos do congresso.

Segundo a Petrobras, esse tipo de patrocínio dispensa licitações. A feira foi organizada pela Abrapo (Associação Brasil Popular), entidade ligada ao MST.

O evento ficou marcado por uma marcha de ao menos 15.000 pessoas por Brasília que terminou em confronto entre a PM e militantes do movimento.

Segundo a polícia, 32 pessoas ficaram feridas, das quais 30 eram policiais. Houve, ainda, uma tentativa de invasão ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), que teve que suspender a sessão durante o tumulto.

Após o ato, a presidente Dilma Rousseff recebeu representantes do MST e ganhou do grupo uma cesta de produtos apresentados na feira patrocinada pela Petrobras e outras estatais.

A Petrobras disse ainda que o patrocínio a feira alinha-se ao Programa Petrobras Socioambiental –que também conta com a modalidade de seleção pública. Tomadora do patrocínio, a Associação Brasil Popular, diz a estatal, "atendeu a todos os requisitos legais de contratação exigidos pelas normas da companhia".

A estatal também patrocina, com R$ 199 mil, outro projeto da associação ligada ao MST. Nesse caso, os recursos são para a produção e o lançamento de CD, DVD e caderno com canções infantis do meio rural, a fim de preservar e difundir "a cultura tradicional e popular brasileira", segundo a Petrobras.


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