Folha de S. Paulo


'TV Folha' debate violência nos protestos

A morte do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade em protesto no Rio gerou novo debate sobre a ação da polícia e de manifestantes. No campo político, começam a surgir iniciativas para aumentar penas contra participantes violentos, inclusive um projeto de lei para qualificar esse comportamento como terrorismo.

O "TV Folha" deste domingo –exibido às 19h30 na TV Cultura, com reprise às 23h– debate o tema com os colunistas da Folha Vinicius Torres Freire e Reinaldo Azevedo.

O programa também entrevista alguns dos cineastas que atuaram no antigo polo cinematográfico da Boca do Lixo, no centro de São Paulo.

A região no entorno da rua do Triunfo concentrava boa parte da produção cinematográfica paulista –do faroeste à pornochanchada- e teve seu auge entre 1960 e 1980.

O Ira! ensaia sua volta aos palcos, com show agendado para a Virada Cultural, em São Paulo, em 18 de maio.

A banda estava fora dos palcos havia quase sete anos, desde a briga entre o vocalista Nasi e o guitarrista Edgard Scandurra. Eles farão também uma turnê de volta, que deverá durar dois anos e ter cerca de 200 shows. A banda fala do retorno ao "TV Folha" e toca a música "Flerte Fatal".

Ainda no programa, reportagem mostra como vive a comunidade boliviana em São Paulo. A Polícia Federal está exigindo uma série de documentos, como extratos bancários, de pessoas vindas da Bolívia que tentam entrar no Brasil. O país vizinho é membro associado do Mercosul, o que dispensa tais exigências.

Em São Paulo, o Censo de 2010 indicava 18 mil bolivianos. A comunidade estima o total em mais de 340 mil.


Endereço da página: