Folha de S. Paulo


Dilma diz que recebeu com alegria nomeação de dom Orani; veja a repercussão

A presidente Dilma Rousseff disse neste domingo (12) que recebeu com alegria a nomeação do arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, como cardeal pelo papa Francisco. Dom Orani é o único brasileiro na lista de 16 novos cardeais da Cúria Romana.

"Recebi com alegria a notícia que Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, foi tornado cardeal pelo papa", comentou a presidente em sua conta no Twitter.

Dom Orani diz sentir "frio na barriga" com nomeação para cardeal
Indicação de dom Orani como cardeal encerra longa espera

Além de dom Orani, o Brasil tem atualmente outros nove cardeais - o último a ser nomeado foi o ex-arcebispo de Brasília João Braz de Aviz, em 2012, pelo papa Bento 16, que também elevou o presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno Assis, em 2010, e o arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, em 2007.

Cinco dos atuais cardeais do país foram indicados pelo papa João Paulo 2º, entre 1988 e 2003, e o mais velho deles, o ex-arcebispo de São Paulo dom Paulo Evaristo Arns, 92, foi nomeado pelo papa Paulo 6º, em 1973. De acordo com a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Brasil teve 20 cardeais -o primeiro deles, dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti, nomeado em 1905, também era arcebispo do Rio.

PERFIL

Editoria de Arte/Folhapress

Dom Orani Tempesta é arcebispo do Rio desde fevereiro de 2009. Paulista de São José do Rio Pardo, cursou filosofia no mosteiro de São Bento e teologia no Instituto Pio 11, ambos em São Paulo. Em 7 de dezembro de 1974, foi ordenado presbítero de sua cidade natal.

Em 26 de fevereiro de 1997 foi eleito bispo para a diocese de São José do Rio Preto (SP), governando-a até 2004, quando tornou-se arcebispo de Belém. Ficou na capital paraense até sua transferência para o Rio.

Em 2013, ocupou a presidência do comitê organizador local da Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu em julho, no Rio, e teve como ponto culminante a visita do papa Francisco. Atualmente também é presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social do Senado Federal, que reúne políticos e representantes da sociedade civil.

OUTRAS NOMEAÇÕES

O papa anunciou também as nomeações de outros quatro latino-americanos, de Argentina, Chile, Haiti e Nicarágua, quatro italianos, dois europeus (um alemão e um britânico), um canadense, dois africanos (Costa do Marfim e Burkina Faso) e dois asiáticos (Coreia do Sul e Filipinas).

Com eles, o número total de membros votantes do Colégio Cardinalício, o órgão mais importante da Igreja Católica, passará a ser de 122. Francisco nomeou ainda três cardeais eméritos, sem poder de voto em caso de conclave para eleger um novo pontífice.

Editoria de Arte/Folhapress

-

LEIA OS COMENTÁRIOS SOBRE A NOMEAÇÃO DE DOM ORANI:

"Estou muito feliz e o Rio está feliz! Dom Orani é anunciado pelo Papa Francisco @Pontifex_pt como Cardeal. Dom Orani tem feito um lindo trabalho pastoral à frente da Igreja Católica. Dedicado aos mais humildes e sempre integrado com todas as demais denominações religiosas nos esforços para melhorar a vida do povo carioca. Participamos ativamente da conquista da Jornada Mundial da Juventude. Estávamos juntos em 2011 em Madri quando o Papa Bento XVI anunciou o Rio de Janeiro como sede da próxima Jornada. Parabéns, Dom Orani! Querido do povo carioca e brasileiro!", comentou o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), em sua conta no microblog.

-

"Uma alegria para nossa cidade a designação de D Orani como Cardeal anunciada pelo Papa Francisco agora pela manhã. Nosso Arcebispo, agora Cardeal, é um grande parceiro na transformação q promovemos no Rio. Apoiando, alertando e criticando qdo necessário. Mesmo quem ñ é católico tem enorme respeito e admiração por D Orani.Viva Papa Francisco-q nos deixou com saudades-pela decisão.Viva D Orani! (sic.), disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), em sua conta no Twitter.

-

"Os paulistas foram hoje abençoados com a escolha do novo cardeal, Dom Orani Tempesta. Natural da cidade de São José do Rio Pardo, Dom Orani Tempesta foi, por mais de sete anos, bispo de São José do Rio Preto. Sua missão como evangelizador ganhou nova dimensão no ano passado, com a realização da Jornada Mundial da Juventude, evento que permitiu a propagação dos valores cristãos a milhões de jovens de diversas nacionalidades. Hoje, Dom Orani Tempesta renova nossa fé na justiça, na igualdade e na paz. O novo cardeal, a partir de agora, levará ainda com mais força a palavra de Deus aos jovens, aos mais humildes, aos paulistas, aos brasileiros e aos povos de todo mundo", disse o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB).

-

"É com imensa satisfação que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB recebe o anúncio da nomeação cardinalícia de dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, feito pelo papa Francisco, hoje, 12. Congratulamo-nos com dom Orani, que exerce com solicitude apostólica o seu ministério episcopal. O consistório será realizado no dia 22 de fevereiro deste ano. Dom Orani é religioso da Ordem Cistenciense. Foi ordenado presbítero em 7 de dezembro de 1974 e ordenado bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP) em 26 de fevereiro de 1997. Em 13 de outubro de 2004 foi nomeado arcebispo de Belém (PA) e em 27 de fevereiro de 2009, arcebispo do Rio de Janeiro. Na CNBB, foi presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Social por dois mandatos, permanecendo na função de 2003 a 2011. Também foi membro do Conselho Episcopal Pastoral, do Conselho Permanente e do Conselho Econômico da Conferência dos Bispos. Em julho deste ano, a arquidiocese do Rio de Janeiro foi anfitriã da Jornada Mundial da Juventude. Dom Orani assumiu esse serviço com dedicação e generosidade, acolhendo o Santo Padre e milhares de peregrinos vindos de todas as partes do Brasil e do mundo. "Com a alegria da Fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n'Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação" (Documento de Aparecida, nº 103). A Dom Orani, asseguramos nossas orações e pedimos a Nossa Senhora Aparecida que o acompanhe na missão de servir à Igreja junto ao Santo Padre. Agradecemos ao Papa Francisco pela nomeação de mais um cardeal brasileiro", mensagem de dom Leonardo Ulrich Steiner, bispo auxiliar de Brasília, secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).


Endereço da página:

Links no texto: