Folha de S. Paulo


Ex-deputado condenado no mensalão já cumpre pena em Cuiabá

O ex-deputado federal Pedro Henry (PP-MT) deixou nesta sexta-feira (27) o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, e já cumpre pena no anexo da Penitenciária Central do Estado, em Mato Grosso.

Condenado a sete anos e dois meses de prisão em regime semiaberto por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do mensalão, Henry desembarcou no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, no início da tarde.

Pedro Henry e Pedro Corrêa são transferidos do presídio da Papuda
Condenado do mensalão cumprirá pena em ilha

Assim como o ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) –transferido nesta sexta-feira para Pernambuco–, Henry viajou algemado e escoltado por agentes do Departamento Penitenciário Nacional.

Luiz Alves/Folha do Estado
O ex-deputado Pedro Henry sai do IML em Cuiabá após realizar o exame de corpo de delito
O ex-deputado Pedro Henry sai do IML em Cuiabá após realizar o exame de corpo de delito

De acordo com José Antônio Duarte, advogado do ex-deputado, ele foi levado por agentes do Sistema Prisional para o IML (Instituto Médico Legal), onde fez exame de corpo de delito.

No julgamento, a defesa de Henry alegou que o ex-deputado não tinha conhecimento da origem ilegal dos valores recebidos pelo PP.

O advogado do ex-parlamentar disse que ainda nesta sexta-feira irá solicitar à Vara de Execuções Penais autorização para que Henry trabalhe no hospital Santa Rosa, em Cuiabá.

Segundo o advogado, Pedro Henry tem especialização em anestesia, perícia médica legal e medicina hiperbárica (tratamento baseado no uso de oxigênio puro em câmaras pressurizadas para cicatrização de feridas e combate a infecções). Ele renunciou ao mandato após ter a prisão decretada.

A defesa afirmou que Henry divide cela com outros presos. A Folha não conseguiu contato com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Mato Grosso.


Endereço da página:

Links no texto: