Folha de S. Paulo


Vinda de turistas ao Ceará deve crescer 10%, afirma secretário

O governador Cid Gomes (Pros-CE) defende a obra do Acquário Ceará como meio de atrair turistas o ano inteiro ao Estado e inserir Fortaleza "no mapa do mundo".

"Estou lutando para fazer o aquário, não é pequena a resistência. Acho que é importante para colocar Fortaleza como cidade referencial para o mundo", disse Cid em setembro, ao responder pergunta da Folha no programa "Roda Viva", da TV Cultura.

Cid Gomes faz usina termelétrica no Ceará só para aquário

À época, o governador citou que cidades como Orlando (EUA) e Bilbao (Espanha) só cresceram após construírem equipamentos de ponta como parques e museus.

"Alguém já tinha ouvido de falar em Bilbao antes do museu Guggenheim? Um equipamento colocou Bilbao no mapa do mundo", disse.

Cid também afirmou que a obra é importante para atrair famílias de visitantes e afastar a imagem de turismo sexual associada ao Estado.

O governo do Ceará diz que 11% da economia local tem relação com o turismo, e estima que 30% dos visitantes anuais ampliariam a visita em um dia para ir no aquário.

Sobre o "efeito atração", afirmou que a obra deverá elevar o número de turistas em 10%, ou 156 mil visitantes a mais, a contar pelos dados de visitas em 2011.

"O retorno do aquário virá aumentando o número de turistas que vêm para cá", disse o secretário estadual do Turismo, Bismarck Maia.

Editoria de Arte / Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: