Folha de S. Paulo


Paes nega irregularidade em empresa e acusa família Garotinho de enriquecer com a política

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), disse nesta quinta-feira (5) que seu pai, o advogado Valmar Souza Paes, tem uma empresa sediada no exterior, que funciona sem irregularidade, e está declarada no Imposto de Renda dele.

O prefeito respondia a uma reportagem publicada no blog Brasil 247 que afirma que o pai, a mãe e a irmã do prefeito seriam proprietários de duas empresas no Panamá, a Conval Corporation e a Vittenau Corporation.

Segundo o blog, as empresas pertenceram a Jose Eugenio Silva Ritter, que preside a firma que administrava o hotel Saint Peter, que ofereceu emprego ao ex-ministro José Dirceu.

De acordo com a reportagem do "Jornal Nacional", o panamenho teria outras mil firmas ligadas ao seu nome, levantando suspeita de que se trata de um laranja.

Daniel Marenco - 27.jun.2013/Folhapress
Eduardo Paes afirma que pai tem empresa no exterior e que está declarada no IR
Eduardo Paes afirma que pai tem empresa no exterior e que está declarada no IR

Paes confirmou que seu pai possui apenas uma empresa sediada no exterior, mas não informou o país e negou o restante das informações publicadas pelo blog.

"Aí já começa a mentira [sobre as empresas da mãe e a irmã]", disse Paes durante um evento no Palácio da Cidade, em Botafogo, zona sul do Rio. O prefeito não fez qualquer comentário sobre Ritter.

O peemedebista aproveitou para acusar a família do ex-governador do Rio Anthony Garotinho (PR) de enriquecer com a política. Ao ser questionado por um jornalista que atribuiu as denúncias à deputada estadual Clarissa Garotinho, filha de Garotinho, Paes disparou: "Primeiro que a deputada Clarissa não é exatamente a pessoa que mais merece respaldo. O que se tem é que meu pai é advogado e tem na declaração de Imposto de Renda dele, o que não compete a ninguém, uma empresa no exterior", disse.

Paes fez questão de dizer que seu pai era um advogado bem sucedido antes de se tornar Prefeito do Rio. Ele acusou a família Garotinho de ter "enriquecido na política".

"O meu pai é um advogado muito bem sucedido, ao contrário da família Garotinho que enriqueceu na política. Os lugares que a família Garotinho conheceu quando o papai entrou na política são os lugares que eu conheci pequeno antes da política", alfinetou.

DEPUTADA RESPONDE

Diante dos ataques do prefeito, a deputada estadual Clarissa Garotinho afirmou que não foi ela a responsável pelas denúncias. Disse apenas que reproduziu em sua página no Facebook a reportagem publicada pelo blog Brasil 247. A parlamentar cobrou explicações de Paes e rebateu a acusação feita pelo prefeito de que sua família enriqueceu com a política.

"É retórica [a acusação]. Que ele prove o que está falando. É ele quem tem que explicar como seu pai conseguiu US$ 8 milhões para abrir duas empresas no Panamá, que é um paraíso fiscal, em meio à sua campanha e ainda em sociedade com o laranja do ministro [ex-ministro José Dirceu]. Eu conheço vários advogados bem sucedidos que não têm essa quantia toda", disse ela.

Clarissa acusou Paes de querer desviar o foco com os ataques e ainda o comparou ao vilão Félix, da novela "Amor à Vida", da TV Globo. "Eu não sou detetive, sou deputada estadual. O Eduardo está igual ao Félix: se faz de bonzinho e sempre tenta desviar o foco para esconder seus erros. O que menos importa agora é quem vazou os dados".

A deputada rebateu a afirmação de Paes sobre as viagens da família e aproveitou para alfinetar também o governador do Rio, Sérgio Cabral. "Sobre as viagens, quem tem que explicar é o parceiro dele, o Sérgio Cabral, que até hoje não explicou sua viagem à Paris com empreiteiros. Depois da gangue do guardanapo, o Rio tem a gangue do chapéu Panamá", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: