Folha de S. Paulo


Presidente do Uruguai fala ao 'TV Folha' sobre maconha

O "TV Folha" deste domingo --exibido às 19h30 na TV Cultura, com reprise às 23h-- traz entrevista com o presidente uruguaio, José Mujica.

Aos enviados especiais Lucas Ferraz e Felix Lima, que visitaram a chácara em que Mujica vive nos arredores de Montevidéu, ele falou sobre a legalização da maconha no país: "Vamos regular um mercado que já existe. Não podemos fechar os olhos para isso. A via repressiva fracassou" ("Mundo", pág. A18).

O Senado do Uruguai deve votar nesta semana projeto que legaliza a compra, a venda e o cultivo da maconha. O governo pretende iniciar a venda de maconha em lojas controladas pelo Estado em 2014. O preço será fixado em torno de um dólar por grama.

O programa traz também os colunistas Juca Kfouri, Paulo Vinícius Coelho e Bernardo Itri, do Painel FC, que falam sobre os preparativos para a Copa 2014 no Brasil e o acidente no Itaquerão, que matou dois operários da obra.

Reportagem mostra o trabalho dos alpinistas industriais, trabalhadores que migraram do montanhismo para grandes construções. Eles aproveitam a experiência no alpinismo para fazer trabalhos em altura nessas obras.

O "TV Folha" traz uma entrevista com o artista plástico Cildo Meireles e a diretora Marcela Lordy sobre o filme "Ouvir o Rio". Lordy acompanhou o trabalho do artista enquanto gravava o vinil "Rio Oir", que pretendia mostrar os sons dos rios pelo Brasil. Ao longo do trabalho, Meireles ficou chocado com a degradação do rio São Francisco e alterou seu trabalho. O filme mostra esse processo.

Reportagem mostra a vida de portadores do vírus HIV que convivem com a doença há mais de 20 anos. Neste domingo é celebrado o Dia Mundial da Luta contra a Aids.


Endereço da página: