Folha de S. Paulo


Filho de Cabral é acusado de campanha antecipada em rede social

A Procuradoria Eleitoral apresentou representação contra Marco Antônio Cabral, filho do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), por suposta campanha antecipada através do Facebook.

De acordo com a queixa, as mensagens publicadas pelo presidente nacional da Juventude do PMDB visam promoção pessoal.

Segundo o procurador eleitoral Maurício da Rocha Ribeiro, Marco Antônio dialoga com possíveis eleitores e faz promessas através da rede social. Entre as mensagens destacadas pelo Ministério Público, o filho do governador defende o projeto das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), do governo estadual.

Sérgio Lima-1°.mar.13/Folhapress
Marco Antonio Cabral, filho do governador do Rio, Sérgio Cabral, em convenção do PMDB, em Brasilia
Marco Antonio Cabral, filho do governador do Rio, Sérgio Cabral, em convenção do PMDB, em Brasilia

"Estamos num processo gradativo de diminuição do poder paralelo no Rio. Celebramos, a cada dia, mais um passo na direção da paz. [...] Ainda temos desafios, mas estamos trabalhando muito para melhorar essa situação", diz uma das mensagens destacadas pelo Ministério Público. A procuradoria pede a aplicação de multa entre R$ 5 mil e R$ 25 mil.

"Como notório pré-candidato a deputado estadual, ele usou seu perfil no Facebook para realizar promoção pessoal, vinculando-se a obras e feitos do governo, com vistas a angariar eleitores na eleição vindoura", disse o procurador, por nota.

A eventual candidatura de Marco Antônio depende da saída do governador do cargo até abril, pois a lei eleitoral veda a candidatura na mesma região de parentes de chefe do Executivo. Cabral ainda não decidiu se deixará o Palácio Guanabara antes do fim do mandato, em dezembro de 2014. Marco Antônio disse que não se pronunciaria até ser notificado sobre a representação.


Endereço da página: