Folha de S. Paulo


Presos do mensalão recebem visita na Papuda

O deputado federal Zezéu Ribeiro (PT-BA) esteve no início da tarde desta sexta-feira (22) no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para visitar os quatro condenados do mensalão que estão presos no Centro de Internamento e Reeducação (CIR).

Apesar de hoje não ser dia de visita, há um entendimento da Vara de Execuções Penais do DF que libera a entrada de congressistas a qualquer momento em penitenciárias do DF. No entanto, o Ministério Público do DF recomendou na quinta-feira (21) aos diretores dos presídios isonomia no tratamento de todos os detentos. Desde que chegaram à Papuda, os condenados do mensalão receberam visita de parentes e congressistas todos os dias.

José Genoino teve crise de pressão alta e não infarto, aponta boletim médico
Ex-diretor do BB pensava em suicídio, dizem amigos

Ribeiro conversou com José Dirceu, Delúbio Soares, Romeu Queiroz e Jacinto Lamas por cerca de uma hora e afirmou que eles estão bem e não reclamaram das condições carcerárias. "Vim prestar a minha solidariedade a eles por causa dessa prisão unilateral", afirmou. O deputado criticou o julgamento do mensalão e a postura do ministro relator do caso, Joaquim Barbosa. "Ele [ministro] extrapolou, de forma completamente inconsequente, suas competências e atribuições".

Segundo Ribeiro, os petistas presos estão preocupados com o estado de saúde do deputado federal licenciado e ex-presidente do PT José Genoino, internado desde ontem no IC-DF (Instituto de Cardiologia do Distrito Federal). Para ele, os laudos e exames pedidos pelo ministro são uma forma de retardar a decisão definitiva sobre a possível prisão domiciliar de Genoino.

O ex-deputado Carlo Abicalil (PT-MT) passou parte da manhã com os petistas que estão acampados na entrada da Papuda. Por não ser mais membro da Câmara, ele não pode visitar os presos. O filho de Genoino, Ronan, também esteve no local mas saiu sem falar com a imprensa.


Endereço da página:

Links no texto: