Folha de S. Paulo


Saiba mais: Como serão executados pedidos de prisão dos réus do mensalão?

Depois de sete horas de julgamento do segundo lote de recursos apresentados pelos condenados no esquema de corrupção do governo Lula, o STF (Supremo Tribunal Federal)
vai decidir nesta quinta-feira (14) quando e como serão executados os pedidos de prisão.

O ministro Joaquim Barbosa, relator do mensalão, vai decidir onde os condenados vão cumprir as penas e, também, Barbosa será o responsável por julgar todo e qualquer pedido feitos pelos condenados quando estes estiverem presos, como por exemplo, o pedido sobre o indulto de Natal.

Veja especial sobre o julgamento do mensalão
Condenados do mensalão não querem usar algemas na prisão
Supremo decide prender Dirceu e mais 10 condenados

Ontem, o Supremo decidiu que os condenados devem cumprir de imediato as penas dos crimes para os quais não é mais possível nenhum tipo de recurso. Entre eles estão antigos integrantes da cúpula do PT, como o ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do partido José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares e o operador do esquema, Marcos Valério.

O mensalão foi revelado pela Folha em 2005, e seu julgamento foi o mais longo da história do STF. Dos 25 condenados, 11 vão para a prisão (em regime fechado ou semiaberto), 5 cumprirão punição alternativa ou em regime aberto e 9 não serão presos agora. Dirceu e outros nove réus ainda terão direito, no ano que vem, a um novo julgamento para reexaminar alguns de seus crimes, nos casos em que tiveram ao menos quatro votos a favor no plenário do Supremo.

Confira abaixo as principais perguntas após a decisão do Supremo:

1 - Quando serão as prisões?
Ainda não há data. O STF deve mapear a situação de cada condenado antes de pedir as prisões. Ordens de prisão terão de ser emitidas.

2 - Quem será responsável pelas ordens de prisão?
Joaquim Barbosa, relator do mensalão, irá emiti-las. Ele decidiu que caberá à Justiça do DF executá-las, encaminhando as ordens de prisão.

3 - Quem vai definir onde os réus cumprirão pena?
Barbosa encaminhará as ordens à Vara de Execução Penal da Justiça do DF, que poderá recolher os presos em Brasília ou encaminhar as ordens para os Estados.

4 - O que ocorre com quem tem direito a recursos?
Cumprirá pena pelos crimes em que não cabem mais recursos. Alguns réus, nesses crimes, têm penas menores que as previstas para o regime fechado. Assim, irão inicialmente para o semiaberto.

5 - Nesses casos, o tempo de cadeia pode ser abatido?
Sim, se o STF mantiver a condenação imposta nos crimes que terão reanálise.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: