Folha de S. Paulo


ONG Rio de Paz coloca manequins mascarados para pedir mais transparência ao país

A ONG Rio de Paz realiza na manhã desta terça-feira (12) um protesto com manequins mascarados no gramado do Congresso Nacional, em Brasília.

Os ativistas colocaram manequins vestidos de terno e gravata, óculos e gorros pretos, e lenços com a bandeira do Brasil na boca. Os bonecos representam as 27 unidades federativas do país (26 Estados mais o Distrito Federal). Os manifestantes fazem uma referência indireta aos "black blocks".

Em Brasília, Inri Cristo pede consulta popular sobre o fim do voto obrigatório

O objetivo da manifestação, chamada de "Brasil Sem Máscara", é exigir que municípios, Estados e União apresentem publicamente suas metas, cronograma, prestação de contas, para as áreas de serviço público da saúde, educação e segurança.

Segundo o fundador da ONG Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, cerca de 30 voluntários participam do ato. "Este é o primeiro ato organizado pela ONG Rio de Paz de Brasília e devemos ficar aqui até o final da tarde".

Uma faixa também foi estendida em frente aos manequins pedindo transparência e gestão nos serviços públicos. Costa destacou que o principal objetivo do protesto é que os Estados ofereçam serviços públicos de qualidade. "Queremos que o Estado tire as máscaras e que os nossos políticos governem sem máscaras. As máscaras simbolizam à falta de transparência e queremos mais transparência", disse Costa.


Endereço da página:

Links no texto: