Folha de S. Paulo


Serra nega ter atuado a favor da Alstom quando prefeito

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) negou nesta quinta-feira (24) que tenha mantido conversas com o ex-presidente da multinacional francesa Alstom no Brasil, José Luiz Alquéres, sobre a reabertura da Mafersa, atual Alstom Lapa.

Reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal "O Estado de S. Paulo" revelou e-mail escrito por Alquéres a diretores da empresa em 2004 em que o então presidente da Alstom Brasil afirmava que o "o novo prefeito recém-eleito participava das negociações que vão nos permitir a reabertura da Mafersa como Alstom Lapa".

Lobistas ajudaram a obter contratos em SP, diz e-mail
Ex-presidente da Alstom diz nunca ter pago propina
Multinacional Alstom diz que é contra pagar comissão
Investigação será rigorosa, afirma Alckmin sobre uso de lobista

A negociação está sendo investigada pelo Ministério Público de São Paulo no âmbito da apuração dos contratos da multinacional francesa no setor de transportes públicos em São Paulo, sob suspeita de corrupção.

Serra disse que a Prefeitura de São Paulo, que comandou entre 2004 e 2005, nunca comprou "um parafuso" da Alstom, e afirmou que a multinacional já havia reativado a Mafersa antes de sua chegada ao cargo.

"Ele [Alquéres] disse no e-mail que eu tinha sido eleito prefeito de São Paulo, que tinha boas relações comigo e que eu via com bons olhos que a Alstom reativasse uma empresa chamada Mafersa", afirmou Serra. "A prefeitura não comprou um parafuso da Alstom ou de qualquer empresa ferroviária."

O ex-governador afirmou conhecer Alquéres, que não comanda mais a Alstom no Brasil, mas que não esteve com ele. "Se você é prefeito e tem uma fábrica fechada, vem alguém e diz que vai reabrir, você acha bom. Mas eu não estive com ele [Alquéres]. Conheço ele, mas não estive", disse.

Serra fez as declarações em Salvador, onde participou de palestra a convite da Associação Baiana de Supermercados. A entidade tem como dirigente o empresário e pré-candidato do PSDB ao governo da Bahia, João Gualberto. À tarde, o ex-governador reuniu-se com o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM).


Endereço da página:

Links no texto: