Folha de S. Paulo


Pronunciamento de Dilma tem mais audiência durante a novela

A presidente Dilma Rousseff fez na segunda-feira (21) seu primeiro pronunciamento em rede nacional às 21h30, horário de maior audiência na TV aberta do país.

Segundo interlocutores do Planalto, o marqueteiro de Dilma, João Santana, decidiu que a fala deveria ser feita durante a novela "Amor à Vida", da Rede Globo, para testar nova audiência ao discurso.

Ser presidente 'não é mole', afirma Dilma
Dilma amplia viagens a MG e força Aécio a 'blindar' reduto

Esse é o horário em que a emissora registra o maior número de aparelhos de TV sintonizados em sua programação. Comparado a dois dos últimos pronunciamentos da presidente, sobre os protestos de junho e o Dia do Trabalho, Dilma atingiu dois pontos a mais de média ao falar sobre o leilão de Libra.

Em dois anos e nove meses de mandato, a presidente apareceu em cadeia nacional de rádio e TV por dezesseis vezes --apenas uma delas, em 2012, após às 21 horas.

Assessores de Dilma acreditam que o pré-sal é um tema de boa aceitação popular. Parcela expressiva do eleitorado, contudo, não tem familiaridade com as especificidades técnicas do assunto, o que exigiria um discurso mais longo e com ênfase em números.

Oficialmente, a Secretaria de Comunicação da Presidência afirma que o pronunciamento de segunda foi ao ar às 21h30 porque precisou de "mais tempo para a edição".

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: