Folha de S. Paulo


Ser presidente 'não é mole', afirma Dilma

Após pedir a rivais que estudassem e ser alvo de ironia da ex-senadora Marina Silva (PSB), a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quarta-feira (23) que "não é mole" ser presidente porque a função a obriga a "aprender todos os dias".

Em cerimônia de formatura de alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Belo Horizonte (MG), Dilma mencionou o tema ao aconselhar os jovens a estudar.

Depois de negar privatização do petróleo, Dilma elogia PPP
Dilma amplia viagens a MG e força Aécio a 'blindar' reduto

"Eu, presidenta da República, sou uma pessoa que tenho todos os dias de estudar. Não pensa que é mole, não. Todos os dias eu sou obrigada a aprender, todos os dias eu tenho que estar aberta para aprender. Isso tem de acontecer com vocês. Não deixem e nunca permitem que vocês acreditem que não há o que aprender na profissão de vocês", afirmou.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

As afirmações remetem ao embate indireto que Dilma travou neste mês com a ex-senadora Marina Silva. Em entrevista a rádios mineiras do último dia 14, a presidente afirmou que eventuais concorrentes à Presidência "têm que estudar muito".

"Acredito que as pessoas que querem concorrer ao cargo têm de se preparar, estudar muito, ver quais são os problemas do Brasil, ter propostas. Eu passo o dia inteiro fazendo o quê? Governando", afirmou na ocasião.

Questionada naquele dia sobre as declarações, Marina, que se aliou ao governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB), criticou o tom professoral da presidente.

"Ela [Dilma] deu um conselho de professora. Eu acho que ela dá um conselho muito bom porque aprender é sempre uma coisa muito boa. Difícil são aqueles que acham que já não têm mais o que aprender e só conseguem ensinar", disse.


Endereço da página:

Links no texto: